terça-feira, 4 de outubro de 2011

Lançamento - Dicionário Yoruba-Português





Dicionário Yoruba-Português
Autor: José Beniste

Páginas: 820
Formato: 16x23




O Yorubá é uma língua viva, falada na Nigéria, no Sul da República do Benin, nas repúblicas do Togo e de Gana por cerca de 30 milhões de pessoas. Aqui no Brasil conseguiu ser mantido de forma expressiva, por meio da liturgia dos candomblés procedentes daquelas regiões, tornando-se um dos depositários mais fiéis dessas tradições.

• Mais de 18.000 verbetes;
• Mais de 15.000 exemplos de frases traduzidas;
• Explicações claras das palavras fundamentais;
• Categoria gramatical das palavras para orientação na formação de frases.
• Regras gramaticais;
• Uma seção com introdução básica ao aprendizado e à pronúncia do idioma yorubá;
• Orientações básicas sobre a estrutura do idioma.

O AUTOR

José Beniste



Conferencista e autor de ensaios sobre os problemas dos diversos cultos de raízes africanistas, José Beniste foi iniciado em 1984 no Candomblé Ketu, pela Iyalorisa Cantu de Aira Tola do Ilê Axé Opó Afonjá. Em 1982, fundou o curso Brasil-Nigéria de língua yorubá, sob os auspícios do cônsul da Nigéria, Alhaji Muhammadu Fufore, ministrando aulas de língua yorubá e cultura religiosa. Historiador e pesquisador, é integrante de movimentos que visam à restauração da dignidade religiosa Afro-Brasileira e mantém uma vasta documentação sobre a história do candomblé no Brasil e demais segmentos religiosos, com literatura especializada e centenas de gravações e depoimentos. Em 1970, criou um modelo de radiodifusão educativa, com o programa cultural Afro-Brasileiro, colocado a serviço das religiões Afro-Brasileiras em seus variados aspectos. Com isto, foi construído um acervo gravado das mais legítimas expressões ligadas à religiosidade, que constantemente é consultado pro estudiosos do assunto.


Livros

As águas de Oxalá - Áwon omi Òsàlá, Editora Bertrand Brasil - ISBN 85-286-0965-0 Òrun Áiyé - O encontro de dois mundos, Editora Bertrand Brasil - ISBN 85-286-0614-7 Jogo de Búzios - Um encontro com o desconhecido, Editora Bertrand Brasil - ISBN 85-286-0614-7 Mitos Yorubás - O Outro Lado do Conhecimento, Editora Bertrand Brasil - ISBN 85-286-0918-9

um lançamento





Nenhum comentário:

Postar um comentário