quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

AYURVEDA - SAÚDE E LONGEVIDADE


Ayurveda é o nome dado à "ciência" médica desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional. No Brasil é praticada por fisioterapeutas.

A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. Houve um intercâmbio de informações com o Japão, que tinha a mesma necessidade dos indianos: criar uma medicina barata para atender às suas populações muito pobres e gigantescas, por essa razão existe muito da medicina japonesa nos conceitos de ayurvédica. As duas desenvolveram técnicas muito eficientes e de baixo custo para o tratamento.

A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

O LIVRO
AYURVEDA - SAÚDE E LONGEVIDADE NA TRADIÇÃO MILENAR DA ÍNDIA
de Maciel Carneiro, Dr. Danilo

Número de Páginas: 336

"Danilo Carneiro é sem dúvida um dos maiores estudiosos da Fitoterapia em nosso país. Por meio de uma abordagem simples e direta ele nos ensina dicas preciosas de como usar as ervas brasileiras no dia a dia para aperfei­çoar nossa saúde. E todo esse conhecimento é baseado na sabedoria mile­nar do Ayurveda - o sistema de promoção de saúde mais antigo do mundo. Tenho certeza de que todos os leitores se beneficiarão imensamente com Ayurveda - Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da índia."

- Márcia De Luca

Fundadora do Ciymam - Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda - São Paulo; Instrutora especializada em Yoga e Ayurveda

"Este trabalho pioneiro do médico Danilo Carneiro, uma das maiores au­toridades em Ayurveda no Brasil, será, sem dúvida alguma, uma referência na área. Nos seus mais de 20 anos de pesquisas em Ayurveda e Fitoterapia, Danilo estudou com os melhores médicos indianos (vaidyas) que estiveram no nosso país, razão pela qual Ayurveda - Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da índia promete ser um dos melhores livros já publicados em lín­gua portuguesa sobre o assunto."

- Dr. Aderson Moreira da Rocha

Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda

"Danilo Carneiro consegue, por meio desta obra, revelar a essência do trabalho pioneiro com o Ayurveda no Brasil. Um conhecimento prático, adquirido pela convivência com mais de dez vaidyas ayurvédicos que estiveram em Goiânia repassando esta arte milenar. Este livro certamente . mudará a visão de muitas pessoas sobre o que é e como podemos traba­lhar com o Ayurveda."

- Erick Schulz

Vice-presidente da Associação Brasileira de Ayurveda; Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala

O AUTOR
Dr. Danilo Maciel Carneiro - Estuda e pratica o Ayurveda há mais de 20 anos. Especialista em Medicina Geral e Comunitária / Preventiva e Social, pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG. Médico Especialista em Homeopatia. Membro da Associação Médica Homeopática do Brasil. Membro da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura. Sócio Fundador da Sociedade Médica Goiana de Acupuntura. Membro da Seção de Ensino e Pesquisa do Hospital de Medicina Alternativa da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás - SUS-GO. Professor Convidado do Departamento de Saúde Coletiva - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - Universidade Federal de Goiás. Membro da "Rede de Pesquisa em Fitoterápicos" da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Membro Honorário da Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA) Representante da ABRA - Centro-Oeste. Autor do livro: "Ayurveda, Saúde e Longevidade".

UM LANÇAMENTO








Nenhum comentário:

Postar um comentário