segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Correspondência Bhaktivedanta: Dr. Dhawan

Correspondência Bhaktivedanta: Dr. Dhawan



Nesta primeira de oito correspondências de Prabhupada selecionadas para publicação no Amigos de Krishna, lemos um excerto da carta de Srila Prabhupada datada de 2 de abril de 1976, endereçada ao Sr. Dhawan, Vrndavana. Nesta carta, Srila Prabhupada responde a cinco perguntas do Sr. Dhawan, cujas respostas são relevantes a todos aqueles interessados em vida espiritual. Tradução cortesia da BBT Brasil.




* * *



Estou muito contente em saber que você está se esforçando para compreender a principal meta da vida, sem a qual a facilidade da vida humana se torna inútil... Como recebemos este conhecimento a partir da maior autoridade, Krishna, estas respostas serão aceitáveis em toda esfera de atividade espiritual.



Pergunta #1: Qual é a verdadeira meta da vida humana?



Resposta: A verdadeira meta da vida é voltar ao lar, voltar ao Supremo. Todos nós somos entidades vivas em diferentes corpos em um total de 8.400.000 formas. Começando das formas aquáticas e indo até a mais avançada forma humana de vida, há uma evolução regular pelas leis da natureza. O fato verdadeiro é que nós entidades vivas, embora partes e parcelas de Deus; em virtude de nossa própria desobediência, descemos para este mundo material sob diferentes circunstâncias. Temos diferentes tipos de vestes materiais para satisfazermos a tendência para a gratificação sensorial, e isso pelas leis da natureza, pela associação com os 3 modos da natureza material. Estamos transmigrando através de diferentes formas de vida. Assim, esta forma humana de vida nos é dada como uma oportunidade para compreendermos a nossa posição, porque, na forma humana de vida, temos consciência mais desenvolvida do que nas formas inferiores de vida, como os aquáticos, os insetos, as plantas, os pássaros, as bestas e os seres humanos civilizados e incivilizados. Assim, o ponto é que um ser humano tem que saber que a meta da vida é voltar ao Lar, voltar ao Supremo.



Pergunta #2: Qual é o caminho exato para se alcançar essa meta?



Resposta: Deus é grande e nós somos todos subordinados a Deus. Em outras palavras, Deus é o Mestre Supremo, e nós somos todos entidades vivas, servos de Deus. Portanto, o caminho que ensina esse fato, de que a entidade viva é serva eterna de Deus, é o único caminho que conduz o indivíduo de volta ao lar, de volta ao Supremo.



Pergunta #3: Quantos líderes de fato alcançaram essa meta?



Resposta: Esta meta é um fato, e o caminho é um fato, e qualquer um que adote esse caminho pode alcançar a meta. De acordo com as nossas autoridades que alcançaram essa meta, existem muitíssimos acaryas. Nos anos recentes, dentro de 1500 anos, os seguintes acaryas são verdadeiros líderes dessa meta da vida. Eles são Ramanujacarya, Madhvacarya, Visnusvami e Nimbarka, e o mais recente, nos últimos 500 anos, é o Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu. Há muitos de tais líderes que alcançaram a meta da vida, e, se você quer segui-los, o caminho é muito claramente mencionado.



Pergunta #4: Por que todas as atuais religiões e sistemas espirituais vieram a existir, contradizendo-se uns aos outros, quando a humanidade se destina a seguir apenas uma religião?



Resposta: Sistema religioso significa a lei dada por Deus. Em todo sistema de religião, a ordem é seguir a instrução dada por Deus ou por Seu representante. Infelizmente, os assim chamados seguidores desviam-se das ordens do mestre e, algumas vezes, criam seu próprio sistema religioso inventado. De outro modo, não pode haver diferentes religiões. Nós, portanto, aceitamos apenas uma religião, aquela que ensina o indivíduo a amar a Deus. Qualquer sistema religioso que não ensine isto, como amar a Deus, não é religião, mas um sistema enganador. As almas condicionadas que vieram a este mundo devido ao esquecimento de seu relacionamento eterno com Deus são propensas a serem enganadas, mas uma pessoa que é sincera não é enganada, senão que adota o caminho que conduz o indivíduo à perfeição da vida, como amar a Deus. Os atuais sistemas religiosos e espirituais em variedades vieram a existir em virtude de líderes imperfeitos que desafiaram a autoridade de Deus. Minha sugestão, portanto, é que os líderes que realmente concordam serem servos eternos de Deus sentem-se juntos e encontrem as possibilidades de um único sistema religioso neste mundo. Deus é um. Não podem existir vários deuses; do contrário, não há sentido em Deus. No dicionário, vocês encontram que Deus significa “o Ser Supremo”. Existe um ilimitado número de entidades vivas, mas Deus é o único Ser Supremo. O Ser Supremo tem que ser um. Ninguém pode ser igual a Ele, e ninguém pode ser maior do que Ele; do contrário, não há significado para Deus. No momento presente, tornou-se moda tornar-se Deus de modo muito barato. Assim, porque esse sistema é muito barato e desautorizado, há muitíssimos sistemas religiosos. Do contrário, Deus é um, todas as entidades vivas são Seus servos eternos, e, portanto, o verdadeiro sistema religioso é aprender como servir Deus.



Pergunta #5: O que Hasur Mohammed Sahib disse sobre o século 14 e por quê?



Resposta: Não tenho informação suficiente sobre a instrução de Hazur Mohammed Sahib, mas se você se refere a Maomé, o inaugurador da religião islâmica, eu o aceito como um servo dotado de poder por Deus porque ele pregou a consciência de Deus naquelas partes do mundo e levou as pessoas a aceitarem a autoridade de Deus. Ele é aceito como o servo de Deus e nós temos completo respeito por ele. Desconheço o que ele disse sobre o século 14, logo não posso responder este ponto. Você está mencionando os Santos Nomes de Nanak, Krishna, Kabir, Cristo, Maomé etc. Dentre todos esses nomes, aceitamos Krishna como o Senhor e todos os outros como servos de Deus que representam Deus, Krishna. No dicionário, é dito que Deus é o Ser Supremo, e, quando Krishna apareceu nesta Terra, Ele provou que é o Ser Supremo sob todos os aspectos. Estamos disseminando este Movimento da Consciência de Krishna por todo o mundo, e, se todos os líderes aceitassem esta filosofia do Bhagavad-gita Como Ele É, então estou certo de que o mundo teria a fortuna de seguir um tipo de religião e aceitar um Deus sem nenhuma convicção defeituosa.



Tradução de Bhagavandasa (DvS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário