terça-feira, 9 de agosto de 2011

artigo - Austeridades Espirituais



Austeridades Espirituais
SB Canto IV, Capítulo 30, Verso 4

Tradução e comentário por Srila Prabhupada








TRADUÇÃO

Ao fim de dez mil anos de rigorosas austeridades praticadas pelos Pracetas, a Suprema Personalidade de Deus, em recompensa por suas austeridades, apareceu ante eles sob Sua forma tão prazenteira. Isto satisfez os Pracetas e mitigou o esforço de suas austeridades.



SIGNIFICADO

Praticar dez mil anos de rigorosas austeridades não parece um esforço muito feliz. Todavia, os devotos, os estudantes sérios da vida espiritual, submetem-se a tais austeridades para obter o favor da Suprema Personalidade de Deus. Naquela época, quando era muito longa a duração de vida, as pessoas podiam praticar rigoro¬sas austeridades por milhares de anos. Dizem que Valmiki, o autor do Ramayana, praticou austeridades de meditação por sessenta mil anos. A Suprema Personalidade de Deus apreciou as austeridades praticadas pelos Pracetas, e por fim apareceu ante eles sob uma forma aprazível. Assim, todos eles ficaram satisfeitos e esqueceu as austeridades que haviam praticado. No mundo material, se alguém obtém sucesso após trabalhar arduamente, ele fica muito satisfeito. De modo semelhante, o devoto esquece todos os seus esforços e austeridades assim que entra em contato com a Suprema Personalidade de Deus. Embora Dhruva Maharaja fosse apenas um menino de cinco anos, submeteu-se a rigorosas austeridades, comendo meras folhas secas, bebendo apenas água ou não comendo nada. Dessa maneira, depois de seis meses, ele foi capaz de ver a Suprema Personalidade de Deus, face a face. Quando ele viu o Senhor, esqueceu-se de todas as suas austeridades e disse: svamin krtartho smi. "Meu querido Senhor, estou muito satisfeito."



Evidentemente, estas austeridades foram praticadas em Satya¬-yuga, Dvapara-yuga e Treta-yuga, mas não nesta era de Kali. Nesta Kali-yuga, pode-se alcançar os mesmos resultados simplesmente cantando o maha-mantra Hare Krsna. Como as pessoas desta era são caídas, o Senhor faz a gentileza de dar-lhes o método mais fácil. Pelo simples fato de cantar o mantra Hare Krsna, pode-se alcançar os mesmos resultados. Contudo, como ressalta o Senhor Caitanya Mahaprabhu, somos tão infelizes que nem sequer sentimos atração pelo cantar do maha-mantra — Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.



Nenhum comentário:

Postar um comentário