segunda-feira, 13 de setembro de 2010

As Vinte e Cinco Principais Qualidades Transcendentais de Srimati Radharani








Trecho do Capítulo 4 do Sri Ujjvala Nilamani



Srila Rupa Gosvami



As vinte e cinco principais qualidades transcendentais de Srimati Radharani são: (1) Ela é muito doce, (2) é sempre viçosamente jovem, (3) possui olhos inquietos, (4) sorri radiantemente, (5) possui linhas belas e auspiciosas, (6) faz Krsna feliz com Seu aroma corpóreo, (7) é muito perita em cantar, (8) Sua fala é encantadora, (9) é muito perita em brincar e falar de modo aprazível, (10) é muito humilde e meiga, (11) é sempre plena de misericórdia, (12) é esperta, (13) é perita na execução de Seus deveres, (14) é tímida, (15) é sempre respeitosa, (16) é sempre calma, (17) sempre grave, (18) é destra no desfrute da vida, (19) situa-Se no mais elevado nível de amor extático, (20) é o reservatório dos assuntos amorosos de Gokula, (21) é a mais famosa entre todos os devotos submissos, (22) é muito afetuosa para com pessoas mais velhas, (23) é deveras submissa ao amor de Suas amigas, (24) é a gopi principal e (25) sempre mantém Krsna sob Seu controle. Resumidamente; assim como Krsna, Srimati Radharani possui ilimitadas qualidades transcendentais de forma, mente e palavras. Essas qualidades transcendentais são todas manifestas em Srimati Radharani e podem ser claramente vistas nEla. A expressão completa das mesmas não pode ser vista em ninguém mais.



1. Doçura. A doçura de Srimati Radharani é descrita na seguinte declaração, na qual Paurnamasi diz: A beleza dos olhos de Radharani violentamente devora a beleza de uma flor de lótus azul recentemente crescida, e a beleza de Sua face supera aquela de uma floresta inteira de lótus plenamente desabrochados. Seu lustre corpóreo parece impor mesmo ao ouro uma situação dolorosamente constrangedora. Deste modo, a beleza maravilhosa e sem precedentes de Radharani está despertando em Vrndavana.



2. Viçosa juventude. As gopis mensageiras dizem a Radharani: Ó Radharani de cintura delgada, estás agora bem equipada para a batalha amorosa. Teus quadris são Tua quadriga; Teus seios, duas Sudarsana-cakras; Tuas sobrancelhas são dois opulentos arcos; e Teus olhos, duas flechas velozes. O cupido agora nomeou Krsna, o mestre das vacas surabhis, como o general do exército oposto. O general Krsna está agora lutando no campo de batalha de Teu corpo puro e transcendental. Muito embora estivesses deveras confiante da vitória, Ele está agora saqueando a opulência régia de Teu corpo divino. Ele está levando embora Tua riqueza como o espólio do vencedor.



3. Olhos inquietos. Krsna a Radharani: Minha querida Radharani de rosto de lua, o relâmpago aprendeu com Teu olhar de soslaio a arte de mover-se rapidamente, ou o Teu olhar de soslaio aprendeu isso com o relâmpago? Acredito que o Teu olhar de soslaio deva ser o professor e o relâmpago o aluno dele, pois Teu olhar é tão ligeiro que capturou até mesmo Minha veloz mente.



4. Sorriso radiante. Visakha diz a Radharani: Agora que Ele vê na lua de Tua face a linha de Teus lábios, a partir dos quais flui o néctar de Teu sorriso; o mais belo dos pássaros cakora, Krsna, repentinamente voa ao ar, empolgado em bem-aventurança transcendental.


5. Linhas belas e auspiciosas. Madhumangala diz a Krsna: Ó Krsna, Ó matador de Aghasura, anima-Te! Vê! Aqui estão pegadas trazendo as linhas do brinco, da trepadeira, da flor, do bracelete e da lua crescente. Estas têm de ser as pegas de Radharani. Estas pegadas proclamam que este é o lugar onde Radharani está escondida.


6. Alegramento de Krsna com o próprio aroma corpóreo. Tungavidya diz a Radharani: Minha querida rainha de Vrndavana, Ó amada de Madhava, não tentes inutilmente esconder-Te entre essas trepadeiras a florirem. Minha amiga, a intoxicante fragrância de Teu corpo transcendental revelará Teu lugar de esconderijo a Krsna, o rei dos abelhões. Ele Te encontrará, capturar-Te-ás violentamente e impetuosamente beberá o néctar de Teus lábios. Portanto, que utilidade há em tentares Te esconder dEle?



7. Perícia no cantar. Vrnda-devi diz a Radharani: Ó Radharani, realiza, por favor, um maravilhoso festival de música vocal no quinto modo, o qual atrai todos os cervos. Não Te preocupes, o irritado Abhimanyu não poderá ver Krsna correndo para encontrar a fonte desse cantar.



8. Fala encantadora. Krsna a Radharani: Ó Radharani de rosto belo, que doçura é essa presente nas palavras de Tua boca? Tal doçura desespera o cuco e torna a doçura do néctar completamente insignificante em comparação.


9. Perícia em brincar e falar de modo aprazível. Radharani a Krsna: Meu querido Krsna, és Tu o professor de Tua flauta ou é a flauta o professor Teu? Eu não sou capaz de dizer, haja vista que vós ambos não executais nenhuma outra atividade senão roubar os princípios religiosos das mocinhas respeitáveis.


Radharani a Krsna: Ó Senhor que torna a piedade próspera, cuja santidade é muito famosa e que Se tornou eternamente purificado em virtude da auspiciosa adoração dos castos seios das gopis; por favor, sê bondoso coMigo. Banhei-Me cuidadosamente para a adoração ao deus-sol. Por favor, não toques Meu corpo agora.


10. Humildade e meiguice. Nadimukhi a Krsna: Todos em Gokula sabem como os superiores de Radharani franzem suas sobrancelhas e proíbem-nA de ver-Te. Embora Ela humildemente cumpra todas as suas demandas; tão logo Ela veja uma única vaca surabhi à noite, Ela imediatamente deixa Seu lugar e corre para ver-Te.



Radharani às Suas amigas gopis: Nos passatempos de Minhas discussões com Krsna, Eu repetidamente ofendi o Senhor, e, por essa razão, tornei-Me famosa como Radha. Ó gopis amigas de cintura fina; graças à guirlanda de flores florescente em misericórdia dada a Mim por vós gopis, Krsna novamente aceitou-Me. Não há outra razão para Ele aceitar-Me além da misericórdia de vós.



11. Plenitude de misericórdia. Vrnda-devi a Paurnamasi: Vendo um bezerro, cuja boca estava perfurada por uma palha afiada, Radharani sentiu-Se muitíssimo infeliz. Com lágrimas em Seus olhos, Ela prontamente cobriu o ferimento do bezerro com kunkuma vermelho.



12. Esperteza. Krsna a Madhumangala: Quando Jatila chegou repentinamente, Radharani disse: “Ó Minha amiga, Meu colar de pérolas favorito quebrou-se. Permite que Eu procure as pérolas que se espalharam”. Sob esse pretexto, Ela pôde dirigir a Mim muitíssimos olhares amorosos e encantadores a partir do canto de Seus olhos enquanto que, vigiada por Jatila, fingia procurar pelas pérolas.


13. Perícia. Radharani é a professora original da arte de desenhar figuras com pigmentos minerais coloridos. Sua mente é belamente decorada com a perícia da arte culinária. Na batalha de falar palavras inteligentes, espertas e espirituosas, Ela confunde até mesmo Krsna, e até mesmo Brhaspati, o guru dos semideuses. Ela é a mais erudita conhecedora da ciência de fazer guirlandas florais. Quanto à recitação de poemas, Ela é mais perita do que os papagaios. Nos passatempos de jogatina, Ela derrota até mesmo o inconquistável Krsna. Ela é perita nas artes dos passatempos de amor transcendental, e Sua inteligência brilha com todas as variedades de conhecimento.


14. Timidez. Radharani dirige-Se à Sua própria timidez com as seguintes palavras: Conquanto seja muito difícil ver Krsna, o príncipe de Vraja, Ele veio a este lugar reservado e parece estar cheio de saudades. Ó amiga timidez; por favor, recolhe-te agora de modo que Eu possa descobrir Meu rosto por um instante e enviar um olhar de soslaio para Ele.



15. Respeitabilidade. Syama: Minha amiga, estás muito magra e pálida. Se o passarinho cataki de nome Radharani Se recusar a comer, ele certamente abandonará esta condição de Vida. Radharani: O passarinho cataki de nome Radharani não aceitará nenhum alimento que não a chuva de néctar da escura nuvem de nome Krsna.



Radharani a Vrnda-devi: Muito embora Yasoda, a rainha de Vraja, esteja Me chamando, não posso ir agora. Meus superiores proibiram-Me de ir, e não Me é auspicioso desrespeitar a ordem deles. Uma gopi mais velha aborda Radharani com uma mensagem de Krsna: Ó Radharani, não notaste que esta noite é a noite de lua cheia do mês de Sravana, momento este no qual todos os desejos podem ser facilmente satisfeitos? Mukunda deseja agora derramar sobre Ti todo néctar transcendental. Minha criança, por favor, aproveita dessa oportunidade e consente em encontrar-Te com Ele. Este conselho que Te dou é o curso de ação apropriado para ser adotado por Ti. Mesmo após ouvir essas palavras, Radharani, a filha do amigo do deus-sol, Vrsabhanu, recusou ir ao encontro, enviando, em seu lugar, a gopi Citra.



16. Calma. Paurnamasi a Nandimukhi: Padma falou muitas mentiras tentando incriminar Radharani. Jatila, a mãe de Abhimanyu, levou uma guirlanda de flores supostamente dada a Radharani por Krsna e posteriormente roubada por um macaco. O afetuoso filho Saibya levou uma flor de jasmim supostamente dada a Radharani por Krsna. Ouvindo todas essas evidências, Abhimanyu ficou furioso e asperamente repreendeu Radharani. Vê Nandimukhi! Radharani é muitíssimo tolerante a todo esse abuso. Ela não responde a Seus acusadores, senão que simplesmente permanece parada em silêncio e calma.



17. Gravidade. Rupa-manjari à sua amiga: Em meio a essa férrea discussão, Radharani permaneceu muito sóbria, calma e contente. Minha amiga, essa sublime virtude é muito rara.



18. Destreza em desfrutar da vida. Radharani atira muitos olhares-dardos da lateral de Seus arqueados e reluzentes olhos brincalhões. As trepadeiras de Suas sobrancelhas dançam alegremente. Seu rosto é iluminado pelos raios lunares de Seu sorriso de jasmim. Cintilantes brincos se balançam sobre Suas bochechas. Toda meia palavra falada por Ela é um inescrutável e poderoso mantra a fim de invocar a presença do cupido. Com todos esses atributos, Ela encanta Krsna. Com as ondas de Sua regozijante jocosidade, Ela lava o Seu coração.



19. Situada no mais elevado nível de amor extático. Radharani chorou uma grande monção de lágrimas, as quais dobraram a água no Yamuna e fizeram-nA parecer uma jóia candrakanta derretendo ao luar. Ela gaguejava, com as sílabas quebrando-se em Sua garganta. O pêlo de Seu corpo arrepiou-se, fazendo com que Se assemelhasse a uma árvore kadamba. O som da flauta de Krsna fez com que Ela parecesse uma bananeira sendo sacudida aleatoriamente por um furacão.


20. O reservatório dos assuntos amorosos de Gokula. A rainha Yasoda diz: O criador, Brahma, deve ter feito Radharani de amor transcendental. Quando quer que nós Vrajavasis A vemos, nossos corações enchem-se de amor por Ela.


21. Fama brilhante em todo o universo. Paurnamasi a Radharani: Ó belíssima Radharani, o luar de Tua fama faz com que a flor de lótus azul deste universo floresça em apreciação. Brilhando ao ouvido da rainha dos semideuses, Sacidevi, Tua fama parece um jasmim branco. Esse luar faz a vegetação dos pêlos corpóreos da esposa do Senhor Brahma, Savitri, brotar em júbilo. Essa refulgência lunar também causa o derretimento extático dos brincos de jóias candrakanta, que são os ouvidos dos devotos, e infunde grande terror em Laksmi-devi, a deusa da fortuna.



22. Grande afeição por pessoas mais velhas. Mãe Yasoda a Radharani: Não és filha de Kirtida, mas sim minha filha. O que digo é verdade. A visão de Tua face mantém-me viva. Quando olho em Teu rosto, vejo o rosto de meu próprio filho, Krsna... Ó Radharani, por que tão de repente ficaste embaraçada?



23. Grande submissão ao amor das amigas. Radharani, em meio a uma violenta discussão com Krsna, fala as seguintes palavras a Vrnda-devi: Ó Vrnda, sou sempre controlada pelo amor de Minhas amigas gopis. Ó amiga Vrnda, por favor, pergunta a esse príncipe vaqueiro, Krsna, por que Ele está Me importunando. Com grande medo, Ele deveria imediatamente fugir das casas de moças respeitáveis como Eu. Ele não conhece o poder de Minha amiga Lalita?



24. A principal gopi. Krsna a Radharani: Minha querida mocinha de olhos fascinantes, mesmo se Eu fosse atacado por muitas garotas de belas sobrancelhas, exímias arqueiras com seus olhares de soslaio inquietos e sinuosos; como Eu poderia encontrar felicidade, mesmo que por um instante, sem Ti? Não Me é possível. Eu sou tal qual o céu. Mesmo que a lua e todas as estrelas tentem iluminar o céu, ele jamais se torna verdadeiramente iluminado até que seja preenchido pela luz solar. Da mesma forma, não Me é possível tornar-Me iluminado em felicidade sem Ti. Nem Candravali, Tara ou qualquer de suas amigas podem fazer-Me feliz sem a presença de Radharani, a belíssima filha de Maharaja Vrsabhanu.



25. Ininterrupta manutenção de Krsna sob controle. Krsna diz: Minha querida Radharani, aqui estão as flores intocadas por abelhas, as muitas penas de pavões inteiras e as flores recém-desabrochadas e tão esplêndidas quanto o sol nascente. Coletei tudo isso de acordo com a Tua ordem. Sou Teu submisso criado. Por favor, ordena-Me. O que mais queres que Eu Te traga?



* * *



Srimati Radharani é glorificada em todas as literaturas Védicas. No Gopala-tapani Upanisad, Uttara-khanda, Ela é referida pelo nome de Gandharva. No Rg-veda-parisista, Ela é referida pelo nome de Radha e descrita como a companhia de Madhava. No Padma Purana, Devarsi Narada relata Suas glórias. Srimati Radharani é a potência de prazer (hladini-sakti) do Senhor Krsna, a melhor de todas as Suas potências. Ela é a forma do amor extático ao Senhor Krsna. Tudo isso é descrito nos Tantras.





Tradução de Bhagavan dasa (DvS) – Outras traduções disponíveis em www.devocionais.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário