terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quatro Continentes em Cinco Meses



Quatro Continentes em Cinco Meses

1º de fevereiro de 1975 a 20 de junho de 1975

134

Vá lá, faça uma piada!”

29 de janeiro de 1975, Vôo de Tokyo para Honolulu

Eu sempre digo isso; a ocupação de viajar com Srila Prabhupada era sempre empolgante. Você nunca sabia o que iria acontecer. Ele era uma personalidade ímpar. Eu adorava particularmente seu senso de humor. Voar com ele era sempre muito memorável para todos. Estou certo que os karmis também nos achavam um espetáculo m parte com nossas cabeças raspadas, tilaka e vestes coloridas. Dentre nós, estava um devoto semelhante ao cisne transcendental, Prabhupada. Às vezes, ele entraria no avião com cinco ou mais guirlandas belas e fragrantes ao redor de seu pescoço, algumas descendo até seus joelhos. Nada podia diminuir sua opulência transcendental. Ele era muito bonito e emanava grande humildade e graça, apesar do aglomerado de devotos ao redor dele. Ele sempre estava ocupado no serviço a Krishna.

Este vôo foi como tantos outros. Srila Prabhupada se sentou na janela. Nitai estava ao seu lado e Paramahamsa Svami na fileira de poltronas ao lado. Havia algumas revistas disponíveis na parte detrás do banco da frente deles, uma delas era a revista Times. Srila Prabhupada a pegou ao ver algo que lhe interessava. A foto de capa era um grupo de mulheres demonstrando sua insatisfação quanto m posição que tinham no mundo ocidental. O título era “Liberação das Mulheres”. Era um tema sobre o qual Srila Prabhupada às vezes falava um pouco. Nos anos setenta, era um tópico bem em voga.

Ele deixou a revista de lado. Alguns minutos depois, uma comissária de bordo passava pelo corredor. À medida que ela se aproximava, Srila Prabhupada cutucou Nitai com o cotovelo e disse: “Então, essas mulheres, elas querem ser libertadas? Diga a ela que se ela quiser ser libertada, ela pode raspar sua cabeça como fazemos. Ela pode ser liberada assim”. Nitai abriu um sorriso amarelo e escorregou o corpo no seu assento. Novamente Srila Prabhupada o cutucou e disse: “Vá lá, faça uma piada. Chame-a aqui e fale com ela. Faça uma brincadeira. Diga a ele que se ela quer se libertar que ela pode raspar a sua cabeça como nós fazemos”. Srila Prabhupada riu baixo. Nitai, tenso e desconfortável, permaneceu sentado cantando sua japa, incapaz de dizer qualquer coisa.

Você nunca sabia o que Srila Prabhupada iria fazer. Foi como quando uma repórter perguntou para ele: “Por que você raspa sua cabeça?”. Ele olhou para ela e, com um sorriso, disse: “Por que você raspa suas pernas? Melhor ter a cuca fresca e as pernas aquecidas”. Srila Prabhupada libertou todos os seus discípulos da fortaleza da vida material; homens e mulheres. Sua missão de vir para o ocidente e transformar ocidentais em Vaisnavas era com base no fato de não sermos nossos corpos. Pode-se ser Consciente de Krishna independente de qualquer designação corpórea. Não importa se você é homem ou mulher, jovem ou velho, negro ou branco. Tem-se apenas que se qualificar seguindo as instruções de um mestre espiritual fidedigno.

Bhakti-tirtha Maharaja me contou uma história de quando ele se encontrou pela primeira vez com Prabhupada. Ele pensou que, uma vez que era parte de um grupo espiritual, ele não mais seria alvo de algumas espécies de atitudes racistas que experimentou ao longo de sua vida por estar em um corpo negro. Infelizmente, nem sempre era assim quando se relacionava com seus irmãos-espirituais. Ele perguntou a Srila Prabhupada por que seus discípulos continuavam na plataforma corpórea.

Ele esperava alguma misericórdia e conforto dele. Srila Prabhupada olhou para o Maharaja e disse: “Se você se afeta com isso, você não é melhor do que eles”. Bhakti-tirtha Maharaja adorou a resposta que recebeu de Sua Divina Graça. Ele viu imediatamente quão perfeito era o processo da Consciência de Krishna e quão bem seu mestre espiritual o conhecia. Por suas palavras, ele soube naquele mesmo instante que ele “tinha a oportunidade de subir a um nível superior”.

Srila Prabhupada, o senhor continua concedendo a seus seguidores uma oportunidade de ascenderem a níveis superiores. Quando falhamos, o senhor nos dá tantas chances quanto precisemos para fazer corretamente o que tem de ser feito. O senhor é divino e sabe exatamente do que precisamos. Obrigado por suas contínuas instruções.

Ele pediu a todos nós para sairmos da plataforma corpórea, e deu essa instrução de diferentes maneiras para cada pessoa. Ele amava todos os seus discípulos igualmente e ocupou a todos em serviço. Seu desejo era que todos cantassem Hare Krishna para serem felizes.

- Do livro “Qual a Dificuldade?”, escrito por Srutakirti Das, traduzido por Bhagavan Das (DVS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário