terça-feira, 18 de maio de 2010

Doutor Elias Serra participa do ciclo de palestras "O Caminho de Santiago 2010 - Cultura e Espiritualidade"


No dia 20 de maio, quinta-feira, o doutor em filosofia românica pela Universidade Complutense de Madrid, Elias Serra, participa do ciclo de palestras "O Caminho de Santiago 2010 - Cultura e Espiritualidade". Ele irá falar sobre peregrinar aos 40 anos- as recordações de um peregrino.



Segundo Elias, até a década de 80, antes que a propaganda religiosa, política e comercial convertesse o Caminho de Santiago em uma grande oferte turística, ele era um percurso em que o silêncio e a solidão eram ainda o estímulo principal do peregrino.

O encontro tem entrada franca e será realizado às 19h30 na sede do Instituto Cervantes de Belo Horizonte (Praça Milton Campos, 16- 2º andar). Informações: (31)3789-1600.





Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago entrou para a história no século IX, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo Tiago, ou, Santiago, onde hoje é a cidade de Santiago de Compostela. Nas últimas décadas voltou a ganhar prestígio, sendo redescoberto como uma alternativa de turismo e convertido num itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Percorrendo diversas cidades medievais e campos pitorescos, é um destino para qualquer tipo de pessoa, não precisando ser religiosa mas que esteja disposta a caminhar muito. Em 1987 foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu. Em 1993, Patrimônio da Humanidade na Espanha, e, em 1998, na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário