segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Correspondência Bhaktivedanta: Dr. Mohapatra

Nesta segunda de oito correspondências de Prabhupada selecionadas para publicação no Amigos de Krishna, lemos um excerto da carta de Srila Prabhupada datada de 21 de março de 1976, endereçada ao Sr. Chittaranjan Mohapatra, Mayapur. Nesta carta, Srila Prabhupada enfatiza a importância de sanarmos nossas dúvidas sobre a nossa posição e a posição de Krsna com base na autoridade das escrituras reveladas. Exemplarmente tendo as escrituras por base, Prabhupada responde às perguntas: “Por que devemos sacrificar tudo por Krsna? O que é sacrifício?” e “Como podemos abandonar a atração pelo sexo oposto?”.



* * *



Em resposta às suas perguntas de sua carta datada de 16/3/76, dirigidas ao meu secretário, peço permissão para oferecer-lhe as seguintes respostas com base nos sastras. Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. O dicionário define Deus como o Ser Supremo, portanto Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. Isso é confirmado no Bhagavad-gita: mattah parataram nanyat, kincid asti . . . [Bg. 7.7] “Não há Verdade superior a Mim. Tudo repousa em Mim, como pérolas ensartadas em um cordão”. E, em muitos outros sastras, Krishna é aceito como a Suprema Personalidade de Deus. Todos os acaryas, tais como Ramanuja, Madhvacarya, Nimbarka, o Senhor Caitanya e inumeráveis outros, chegaram a esta conclusão: que Krishna é a Suprema Personalidade de Deus.



Em relação à sua questão referente a por que deveríamos sacrificar tudo para Ele, a resposta é que Ele é a Suprema Personalidade de Deus, Ele é o Proprietário e o Desfrutador de tudo; bhoktaram yajna-tapasam sarva-loka-mahesvaram . . . [Bg. 5.29]. Tudo pertence a Ele. Nós ilegalmente usurpamos Sua propriedade dizendo que isto é meu, aquilo é meu . . . Krishna advém para nos ensinar conhecimento verdadeiro, daí Ele dizer a você que pare de usurpar a propriedade dEle. Melhor entregar a Ele. Portanto, a perfeição da vida é quando entregamos ou devolvemos tudo a Ele, e Ele nos diz isso para o nosso benefício! Quando antes devolvermos tudo a Ele, melhor para nós. O nosso Movimento da Consciência de Krishna está ensinando este fato por todo o mundo.



Não se deve achar que Krishna é um homem comum. Se você pensa assim, então você não sabe nada sobre Krishna. Avajananti mam mudha manusim tanum asritah . . . [Bg. 9.11]. “Os tolos zombam de Mim quando advenho na forma humana. Eles desconhecem Minha natureza transcendental e Meu domínio supremo sobre tudo o que existe”. Todos os mudhas ou patifes consideram Krishna como sendo um homem comum, mas Ele não é comum; Ele é o Ser Supremo. De onde você obtém essa informação de que Krishna é um homem comum como nós? Em nenhuma obra védica é dito que Krishna é um ser humano comum. No Brahma-Samhita, é dito: Isvara parama krishna . . . Ele é descrito como o Ser Supremo. Não sei com base em qual autoridade você pode dizer que Krishna é um ser humano comum como você ou eu.



Sacrifício não significa assassinato. O verdadeiro trabalho é yajna. Yajna significa Visnu. No Bhagavad-gita, prescreve-se yajna. Yajnarthat karmano 'nyatra loko 'yam karma-bandhanah . . . [Bg. 3.9]. “Trabalho tem de ser feito como um sacrifício a Visnu; do contrário, o trabalho ata o indivíduo a este mundo”. Yajna é algo prescrito na literatura védica. Yajna significa satisfazer o Senhor Visnu. Outro nome do Senhor Visnu é Yajna-purusa. A pessoa tem que O agradar de qualquer maneira que Ele queira. “Patram puspam phalam toyam yo me bhaktya prayacchati . . . [Bg. 9.26]. Se alguém Me oferecer em devoção uma folha, uma flor, uma fruta ou água, Eu aceitarei”. Não essa oferenda caprichosa.



Você também perguntou: “Como posso abandonar a atração por mulheres?”. Quando você aprender a amar Krishna, então você pode esquecer seus desejos luxuriosos por mulheres. Outro nome de Krishna é Madan-Mohan. Quando Krishna está dentro do coração, então o Madan, ou desejos luxuriosos, é derrotado. Caso aprendamos a amar Krishna, os nossos desejos luxuriosos acabarão; do contrário, prosseguirão.



Tradução de Bhagavandasa (DvS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário