segunda-feira, 4 de julho de 2011

Srila Bhaktivinoda Fala Sobre Literatura

Srila Bhaktivinoda Fala Sobre Literatura


Seleção de trechos da obra Bhaktivinoda Vani Vaibhava referente ao assunto de literatura. O Bhaktivinoda Vani Vaibhava é uma compilação de citações de Srila Bhaktivinoda Thakura organizadas a pedido de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati na forma de resposta a perguntas formuladas posteriormente aos escritos do Thakura.



Capítulo 2 – Conhecimento Védico



6. Qual é o propósito dos Vedas?

A literatura Védica ensina a pessoa a se ocupar no serviço devocional puro. De acordo com a natureza e a qualificação dos assim chamados seguidores, a literatura recomenda vários processos, como karma e jnana. Devido aos defeitos desses seguidores, várias opiniões foram produzidas. Na verdade, os Vedas são a única evidência e o mestre espiritual instrutor da humanidade. Em virtude de interpretações equivocadas, várias opiniões diferentes do serviço devocional puro foram pregadas. – Bhagavatarka-marici mala 1-6



7. O que é literatura transcendental?

Se um cego guia outra pessoa, ambos caem em um fosso; similarmente, os autores mundanos e seus seguidores cegos são desorientados e dignos de pena. Os Vedas e a literatura de acordo com os Vedas devem ser entendidos como sendo literatura transcendental. – Caitanya-siksamrta 1.2


8. O que são os Vedas?

Não é que se alguém tira um livro dos Vedas de qualquer lugar que este deve ser aceito em todo lugar. Tudo o que os acaryas das sampradayas autorizadas aceitam como Vedas, devemos aceitar, e o que quer que tenham rejeitado como falso, devemos rejeitar. – Jaiva Dharma, capítulo 13



9. Qual é a diferença entre os ensinamentos de Sri Caitanya e os ensinamentos do Bhagavad-gita, do Srimad-Bhagavatam, dos Pancaratras e dos Vedas?

O Bhagavad-gita, conhecido como Gitopanisad, foi falado pelo Senhor, e é, portanto, Vedas. As dez principais verdades ensinadas e faladas por Sri Gauranga também são Vedas. O Srimad-Bhagavatam, a essência de toda a literatura Védica, é a jóia principal entre todas as evidências. Se as declarações de outras escrituras reveladas seguem os ensinamentos dos Vedas, elas também são evidências. Os tantras são de três tipos: sáttvicos, rajásicos e tamásicos. Uma vez que os tantras sáttvicos, como o Pancaratra, pregam o significado confidencial dos Vedas, eles também são evidências. – Jaiva Dharma, capítulo 13



10. Qual é a necessidade de uma sucessão discipular perpétua?

Nenhum livro é destituído de erros. A revelação de Deus é a Verdade Absoluta, mas ela raramente é recebida e preservada em sua pureza original. A Verdade que foi revelada é absoluta, mas, no curso do tempo, ela é maculada pela natureza dos receptores, e, de geração em geração, é transformada pela contínua troca de mãos. Novas revelações, portanto, são continuamente necessárias para manter a verdade em sua pureza original. – O Bhagavatam: Sua Filosofia, Seu Sistema Ético e Sua Teologia





Capítulo 33 – Herança Cultural



4. Quando o Veda foi escrito?

Durante a governança dos Prajapatis, nenhuma escritura foi escrita; existia apenas algumas poucas palavras agradáveis. No começo, o pranava foi manifesto. A escrita ainda não havia sido introduzida. Havia apenas uma sílaba com anusvara adicionado a ela para produzim om. Quando a governança dos Manus começou, outras sílabas, como tat sat, foram introduzidas. Durante a governança dos semideuses, mantras clássicos foram compostos mediante a união de pequenas palavras. A execução de sacrifícios começou nesse tempo. Gradualmente, métricas poéticas antigas, como o Gayatri, apareceram. Caksusa Manu foi a oitava geração após Svayambhuva Manu. É dito que o Senhor Matsya apareceu durante seu reinado e resgatou o Veda. Talvez, durante esse tempo, muitas métricas poéticas e versos dos Vedas tenham sido compostos, mas estavam apenas em vibração sonora, não escritos. Eles foram transmitidos adiante por meio da audição. Depois que o Veda permaneceu nesse estado não escrito por um longo tempo e o número de versos gradualmente cresceu, tornou-se difícil compreendê-lo. Então, os sábios, encabeçados por Katyayana e Asvalayana, compuseram os sutras do Veda após cuidadosa deliberação a fim de tornar mais fácil a memorização. Ainda assim, muitos outros mantras foram compostos depois disso.

Quando o Veda único tornou-se imensamente expandido, Vyasadeva, após considerar devidamente os assuntos, dividiu o Veda em quatro e os escreveu na forma de livro. Isso ocorreu alguns anos antes do reino do rei Yudhisthira. Os discípulos de Vyasadeva então dividiram essas obras entre si mesmos. Esses rsis, que eram discípulos de Vyasadeva, dividiram os quatro Vedas em diferentes ramos de modo que as pessoas pudessem facilmente estudá-los. – Sri Krsna-samhita, Introdução


5. Quando o Ramayana foi composto?

Embora o Ramayana seja considerado poesia, ele também é história. Valmiki Rsi, que foi contemporâneo de Ramacandra, escreveu-o. Não achamos que Valmiki tenha escrito sozinho o atual Ramayana. Considerando a conversa entre Narada e Valmiki, e a recitação do Ramayana na assembléia de Ramacandra por parte de Lava e Kusa, compreende-se que Valmiki compôs muitos dos versos glorificando o caráter de Ramacandra no Ramayana, mas, após algum tempo, outro erudito desenvolveu a obra de Valmiki. Julgo que o Ramayana da atualidade tenha sido concluído após a composição do Mahabharata, porque, enquanto repreendia Jabali, Ramacandra acusa-o de ter sido poluído pela filosofia Sakya. Acredito que o Ramayana atual tenha sito escrito por volta do ano 500 a.C. – Sri Krsna-samhita, Introdução


6. Qual é a verdade acerca do Mahabharata?

É dito que Vyasadeva compôs o Mahabharata, e não há objeção a isso, mas não se pode dizer que o autor do Mahabharata foi o mesmo Vyasa que dividiu os Vedas e recebeu o título Vedavyasa na época de Yudhisthira. A razão para isso é que, no Mahabharata, há descrições de reis como Janamejaya, que regeram após Yudhisthira. Há referências específicas sobre as escrituras de Manu no Mahabharata. O Mahabharata da atualidade, portanto, deve ter sido escrito em algum período após o ano 1.000 a.C. Parece que Vedavyasa primeiramente fez um esboço do Mahabharata, e, posteriormente, outro Vyasa o elaborou e o apresentou sob o título de Mahabharata. – Sri Krsna-samhita, Introdução


7. Quando o atual Manu-samhita foi composto?

O Manu-samhita é o primeiro e principal de todos os smrtis. Não há evidência de que o Manu-samhita tenha sido escrito durante o tempo de Manu. Quando Manu tornou-se um governante proeminente, os Prajapatis fizeram com que ele se estabelecesse e vivesse em uma cidade chamada Barhismati, logo após Brahmavarta, de modo que seus filhos pudessem ser uma classe separada. A partir desse tempo, os Prajapatis se chamaram de brahmanas e aceitaram os Manus como ksatriyas. Deste modo, castas diferentes dos brahmanas foram introduzidas. Manu também concedeu o devido respeito aos brahmanas e fez arranjos para os diferentes deveres ocupacionais das diferentes castas com a ajuda dos rsis, como Bhrgu. Os rsis aprovaram o arranjo de Manu. Na época, contudo, os vários deveres ocupacionais não foram escritos. Posteriormente, quando os brahmanas e ksatriyas conflitaram, Parasurama apontou alguém da dinastia Bhrgu que soubesse esses arranjos para escrever tudo em verso. Os deveres dos vaisyas e sudras também foram incluídos. Cerca de 600 anos após a batalha de Kuruksetra, as atuais escrituras de Manu foram escritas, com a assistência de outro Parasurama, cuja posição era similar ao Parasurama original. – Sri Krsna-samhita, Introdução



Capítulo 34 – Literatura Védica



1. Quais são os principais sastras?

Os onze Upanisads: Isa, Kena, Katha, Prasna, Mundaka, Mandukya, Taittiriya, Aitareya, Chandogya, Brhad-aranyaka e Svetasvatara, que são as principais jóias dos Vedas, bem como o Brahma-sutra [Vedanta-sutra], que consiste em quatro capítulos e dezesseis divisões, são os principais sastras entre todos os sastras. – Caitanya-caritamrta Adi 7.108



2. O propósito dos Vedas é alcançar o Brahman?

Os Upanisads, o Brahma-sutra e o Bhagavad-gita são obras devocionais puras. De acordo com a necessidade, discussões referente a karma, jnana, mukti e Brahman são encontradas em lugares particulares, mas, em conclusão, nada senão o serviço devocional puro é instruído. – Bhagavad-gita, Introdução



3. O Atharva-veda e o Brhad-aranyaka Upanisad são modernos? Qual é a conclusão de Jaimini?

O Rg, o Sama e o Yajur Vedas são os mais amplamente respeitados. O Mundaka Upanisad declara, tasmad rcah sama yajumsi: “Os mantras do Rg, Sama e Yajur Vedas emanaram do Senhor Supremo”. Parece que todos os versos antigos foram compilados nesses três Vedas. Entretanto, não podemos negligenciar o Atharva Veda ou considerá-lo moderno. No Brhad-aranyaka Upanisad (4.5.11), figura o seguinte verso:


asya mahato bhutasya nihsvasitam etad yad rg-vedo yajur-vedah sama-vedo 'tharvangirasa itihasah puranam vidya upanisadah slokah sutranyanuvyakhyananyasyai vaitani sarvani nisvasitani


”O Rg, o Yajur, o Sama e o Atharva Vedas, os Itihasas ou histórias, os Puranas, os Upanisads, os slokas ou mantras cantados pelos brahmanas, os sutras ou declarações Védicas, vidya ou conhecimento transcendental, e as explicações dos sutras e mantras são todos emanações da respiração da grande Personalidade de Deus”.

O Brhad-aranyaka não pode ser considerado moderno, porque foi composto antes dos escritos de Vyasadeva. O verso mencionado acima descreve que os Itihasas e Puranas, que são ambos literatura Védica, contêm tópicos antigos similares àqueles encontrados nos Vedas. Jaimini Rsi apresentou argumentos para estabelecer que os Vedas destinam-se ao eterno benefício dos neófitos. Personalidades similares a cisnes devem aceitar o significado dos ensinamentos de Jaimini, que são como cisnes. O significado de seus ensinamentos é o seguinte: Todas as verdades descobertas são relacionadas ao Senhor Supremo e são, portanto, eternas. Aqueles que descrevem as verdades Védicas como temporárias citando os exemplos dos kikatas (residentes de classe baixa da província de Gaya, Bihar, mencionados no Rg Veda 3.53.14), naicasaka (pessoa de classe baixa, mencionados no mesmo verso) e pramangada (filhos de classe baixa de agiotas, também mencionados no mesmo verso) não estão aspirando a compreender a verdade. Esta é a conclusão de Jaimini. – Sri Krsna-samhita, Introdução


4. O que os acaryas aceitaram como literatura Védica?

Os acaryas aceitam o seguinte como literatura Védica: Onze Upanisads – Isa, Kena, Katha, Prasna, Mundaka, Mandukya, Taittiriya, Aitareya, Chandogya, Brhad-aranyaka e Svetasvatara –, que são plenos de conhecimento espiritual; alguns Tapanis – como o Gopala-tapani e o Nrsimha-tapani – os quais ajudam as pessoas a adorarem o Senhor; e os quatro Vedas – Rg, Sama, Yajur e Atharva – que são divididos em brahmanas e mangalas. Dado estas escrituras terem sido recebidas através da sucessão discipular, são obras Védicas autênticas. – Jaiva Dharma, capítulo 13



Capítulo 36 – Escritura Revelada



1. Se todos têm o direito de estudar os Puranas, eles não são inferiores aos Vedas?

Assim como todos têm o direito de cantar os santos nomes de Krsna, a essência de toda literatura Védica, todos têm o direito de estudar os Puranas e histórias, os quais são tão bons quanto os Vedas. O mesmo Vyasadeva que dividiu os Vedas compilou os Puranas e histórias; portanto, as glórias dos Puranas e histórias são iguais às dos Vedas. – Sajjana-tosani 11.10


2. Qual é o significado do Bhagavad-gita? Por que o serviço devocional foi mantido no meio do livro?

O Bhagavad-gita consiste em dezoito capítulos. Entre eles, os seis primeiros lidam com karma, os seis segundos lidam com bhakti, e os seis últimos lidam com jnana. A supremacia do serviço devocional foi estabelecida nesse livro. O serviço devocional é confidencialíssimo, mas é a vida de jnana e karma. Uma vez que ele outorga à pessoa a meta da vida, o serviço devocional foi colocado nos seis capítulos intermediários. – Bhagavad-gita, Introdução



3. De acordo com o Bhagavad-gita, qual é a meta última das entidades vivas?

O Bhagavad-gita instrui que a meta última para as entidades vivas é unicamente o serviço devocional puro. Render-se ao Senhor Supremo, a instrução mais confidencial, encontra-se nos versos conclusivos do Bhagavad-gita, começando com sarva-dharman parityajya. – Bhagavad-gita, Introdução



4. O Bhagavad-gita recomenda a luta?

O lutar de Arjuna é um exemplo de apego aos deveres ocupacionais pessoais. Lutar não é a conclusão do Bhagavad-gita. – Bhagavad-gita, Introdução



5. Qual é o significado confidencial do Bhagavad-gita?

O significado confidencial do Bhagavad-gita é que, de acordo com a natureza da pessoa, sua qualificação é determinada. Ela deve ocupar-se apenas em atividades que são necessárias para manter sua subsistência e que são prescritas de acordo com sua qualificação, e deve buscar pela Verdade Absoluta. Sua perfeição encontra-se na feitura disso. – Bhagavad-gita, Introdução



7. Mediante o estudo de qual literatura o indivíduo pode lograr auspiciosidade?

A pessoa deve estudar todos os Vedas, Smrtis, Puranas, Pancaratras e escritos conclusivos dos mahajanas nos quais os tópicos do serviço devocional puro são instruídos e discutidos. Mediante o estudo de obras contendo outras opiniões, aprende-se simplesmente argumentos inúteis. – Sajjana-tosani 11.6


8. Que escritura é a essência de todas as escrituras?

O Srimad Bhagavad-gita é a essência de todas as escrituras. Para aquele que não recebeu as instruções nectáreas do Bhagavad-gita, o estudo de outras escrituras é como um asno a carregar um grande fardo. – Sajjana-tosani 12.2


9. Que escritura revela o verdadeiro significado dos Vedas?

Os Puranas revelam a verdade referente aos Vedas. A comunidade Vaisnava acredita que a Verdade Absoluta, que é determinada na literatura Védica, como os Upanisads, é explicada nos Puranas em linguagem simples por personalidades como Parasara Muni e Vedavyasa. – Tattva-sutra 2


10. Onde se pode encontrar o verdadeiro significado dos Vedas?

Os significados das declarações Védicas são extremamente confidenciais. De maneira a ajudar o povo do mundo a compreender o significado das declarações Védicas, os grandes sábios colocaram esses significados nos Puranas. – Caitanya-caritamrta Madhya 6.143 a148



11. Qual é a diferença entre Sat-kriya-sara-dipika e o smrti composto pelos karmis?

Para proteger os deveres constitucionais dos devotos, Srimad Gopala Bhatta Gosvami compôs o livro Sat-kriya-sara-dipika. De acordo com as injunções Védicas, Aniruddha Bhatta, Bhima Bhatta e Srimad Govindananda Bhatta escreveram smrtis separados para os karmis. Sri Narayana Bhatta também escreveu um livro sobre as injunções dos smrtis para os karmis, e Sri Bhavadeva Bhatta escreveu um livro similar para pessoas que têm apreço pelos rituais Védicos. O Sat-kriya-sara-dipika foi composto a partir de declarações autênticas dos Vedas, Puranas e dharma-sastras, encabeçados pelo Manu-samhita. Após considerar cuidadosamente o assunto da nama-aparadha e rejeitar o processo de adoração aos antepassados e semideuses, Srimad Gopala Bhatta Gosvami escreveu o Sat-kriya-sara-dipika para o benefício dos devotos de Govinda, tanto aqueles que são párias como aqueles situados na plataforma de varnasrama. – Tradução do Sat-kriya-sara-dipika



Capítulo 38 – O Srimad-Bhagavatam


3. O Srimad-Bhagavatam é um livro moderno, escrito pelo homem?

O Srimad-Bhagavatam não é um livro recente. Ele é eterno e antigo como os Vedas. O respeitado Sridhara Svami confirma a eternidade do Bhagavatam utilizando as palavras tarankurah sajjanih. O Srimad-Bhagavatam é aceito como o fruto supremo da árvore-dos-desejos Védica.



nigama-kalpa-taror galitam phalam suka-mukhad amrta-drava-samyutam
pibata bhagavatam rasam alayam muhur aho rasika bhuvi bhavukah


”Ó homens peritos e reflexivos, desfrutem o Srimad-Bhagavatam, o fruto maduro da árvore-dos-desejos da literatura Védica. Ele emanou dos lábios de Sri Sukadeva Gosvami. Em razão disso, este fruto tornou-se ainda mais saboroso, embora seu suco nectáreo já fosse desfrutável por todos, inclusive pelas almas liberadas”. – Srimad-Bhagavatam 1.1.3

Do pranava (om), veio o Gayatri; do Gayatri, vieram os Vedas; dos Vedas, veio o Brahma-sutra, e, do Brahma-sutra, veio o Srimad-Bhagavatam, que é conhecido como Paramahamsa-samhita. O Srimad-Bhagavatam, que surgiu fulgurantemente como um sol sac-cida-ananda após ser refletido através do samadhi do autor, consiste em tópicos inconcebíveis relativos à Verdade Absoluta. Aqueles que têm olhos devem ver, aqueles que têm ouvidos devem ouvir, e aqueles que têm mentes devem meditar nos tópicos do Srimad-Bhagavatam. Aqueles infectados pela cegueira do preconceito são privados do sabor doce do Srimad-Bhagavatam. – Sri Krsna-samhita, Introdução


4. Qual é o verdadeiro comentário ao Vedanta?

O Srimad-Bhagavatam, composto por Vyasadeva, é o único comentário ao Vedanta-sutra. Todas as conclusões do Srimad-Bhagavatam são as verdadeiras conclusões do Vedanta. Sriman Mahaprabhu disse que, quando o próprio autor escreve o comentário, o verdadeiro significado é derivado. Portanto, o comentário Srimad-Bhagavatam deve ser aceito por todos como as declarações do Vedanta. – Sajjana-tosani 2.6


8. O que Sri Bhaktivinoda diz em relação ao Srimad-Bhagavatam ser o único livro que é benéfico a todos?

Podemos dizer que, se todas as escrituras religiosas dos Hindus forem atiradas no oceano e apenas o Srimad-Bhagavatam for preservado, não haverá nenhum prejuízo aos Arianos ou às entidades vivas comuns. – Sajjana-tosani 8.12


Capítulo 39 – Literatura Espiritual



1. Que tipo de poesia é o Sri Gita-govinda? Quem é qualificado para estudá-lo?

O Gita-govinda é um livro de poesia especial, repleto de nuanças transcendentais do serviço devocional, e ele descreve os elevados passatempos do Brahman Supremo. Não há um livro similar a ele no mundo. Visto que os leitores ordinários não podem compreender as doçuras conjugais do Senhor Supremo e visto que são afeiçoados ao desfruto material, seu estudo do Sri Gita-govinda não é perfeito. O poeta Jayadeva Gosvami não ofereceu seu livro a semelhantes leitores, senão que, ao contrário, proibiu que lessem esse livro. Para aqueles que são inexperientes nas doçuras transcendentais de Vraja, o fato de discutirem Jayadeva Gosvami e sua obra é prova de sua impudência. – Sajjana-tosani 7.2


2. Qual é o significado do Sri Ujjvala-nilamani? A ciência da consciência de Krsna está sob a jurisdição da natureza material?

O significado do Sri Ujjvala-nilamani é muito confidencial. Os passatempos de Sri Krsna são sempre transcendentais. Conquanto apareçam no mundo material, não há nenhum traço de matéria neles. Os passatempos puros e supremamente elevados de Sri Krsna aparecem neste mundo material juntamente com a Vraja de Goloka por meio da energia do Senhor para o benefício das entidades vivas. A associação entre macho e fêmea neste mundo é muitíssimo abominável. Uma entidade viva obtendo a associação de Krsna e uma forma de gopi em um corpo espiritual está além dos vinte e quatro elementos materiais. – Sajjana-tosani 10.6


3. Por que o Sat-sandarbha é muito querido aos Vaisnavas?

Sri Rupa e Sanatana são adornados pelos membros da Visva-vaisnava Raja-sabha e são seguidores de Sri Krsna Caitanyadeva, que encarnou para purificar as pessoas de Kali-yuga e outorgar-lhes a meta última da vida. Sob a guia de Sri Rupa e Sanatana, Sri Jiva Gosvami compôs esta grande obra, os Sandarbhas. Não temos a habilidade para descrever as glórias desta obra, que é dividida em seis partes. A primeira parte se chama Tattva-sandarbha; a segunda parte, Bhagavat-sandarbha; a terceira parte, Paramatma-sandarbha; a quarta parte, Krsna-sandarbha; a quinta parte, Bhakti-sandarbha, e a sexta parte, Priti-sandarbha. Todas as conclusões e pensamentos da sampradaya Vaisnava são encontrados nesta obra. – Sajjana-tosani 10.12


4. A obra Prema-tarangini encontra-se disponível na atualidade?

A obra sânscrita Prema-tarangini, escrita por Srimad Bhagavatacarya, é extremamente rara na atualidade. Temos uma fotocópia do livro, mas está repleta de erros de impressão e, em muitas partes, não faz sentido. Se algum devoto tem uma cópia do livro em boa condição, bondosamente dê para nós de modo que possamos fazer algo com ela. – Sajjana-tosani 9.12


5. Qual é a diferença entre um periódico mundano comum e um periódico espiritual? Qual é a posição dos escritos dos mahajanas?

Periódicos que fazem os leitores felizes escrevendo diariamente tópicos novos escrevem unicamente sobre variedades do mundo material, mas os tópicos do Senhor Hari são diferentes; eles jamais ficam velhos. Quanto mais alguém ouve ou fala do Senhor, mais desfruta desses tópicos. Ó leitores! Se vocês têm algum apego aos tópicos de Hari, então desfrutem as descrições escritas pelos mahajanas repetidamente. Embora este periódico seja muito pequeno; mesmo assim, em cada edição, as descrições conclusivas das nuanças do serviço devocional escritas pelos mahajanas anteriores são publicadas parte por parte. Uma vez que não há espaço para histórias mundanas neste jornal, temos que publicar composições dos grandes eruditos do passado. O mundo material está repleto de conversas disparatadas; portanto, não deixem de desfrutar os passatempos e a ciência do serviço devocional disponíveis neste pequeno jornal Sri Sajjana-tosani. Não há dúvida de que as composições dos grandes santos do passado serão mais publicadas do que os nossos próprios escritos.

Outro ponto de consideração é que aqueles que gostam de ler devem certamente ler a obra devocional dos santos anteriores. Se tais leitores gradualmente mergulharem nesses escritos e os saborearem, certamente obterão imenso prazer. Infelizmente, adoramos ler nossos próprios escritos ou os escritos de autores modernos. Todavia, quando nos absorvemos profundamente nas composições dos mahajanas, não mais gostamos das composições modernas. O ponto é que pensamos que podemos compor melhor do que os mahajanas, mas, quando essa ilusão é destruída, não mais gostamos das composições modernas. Grandes personalidades e poetas não vêm sempre ao mundo material. Eles são raros. Portanto, é muito difícil encontrar poetas como Jayadeva Gosvami e Srila Rupa Gosvami. Somente quando alguns receptáculos da misericórdia de Sri Krsna aparecerem neste mundo iremos novamente ver livros como o Sri Gita-govinda e o Sri Bhagavatamrta. Sentir-se feliz lendo as obras de autores e poetas modernos é como imaginar que se está desfrutando de leite enquanto se bebe leitelho em virtude da indisponibilidade de leite.

Não encontramos composição alguma mais doce do que aquelas dos mahajanas. Oh! Que livro pode ser mais instrutivo sobre rasa do que o Bhakti-rasamrta-sindhu? Todas as glórias a Sri Rupa Gosvami! Todas as glórias a Sri Sanatana Gosvami! Não encontramos nenhuma composição doce e conclusiva senão suas composições. Ó leitores, por favor, desfrutem diariamente da essência do Sri Brahma-samhita, Sri Krsna-karnamrta e Sri Bhagavatamrta. – Sajjana-tosani 10.5


6. Srila Vrndavana dasa Thakura é o poeta Bengali original?

Sri Vrndavana dasa Thakura é certamente o poeta Bengali original. Conquanto houvesse outros devotos, como Candidasa, que também houvessem composto canções, nenhum deles compôs poemas. A obra Krsna-mangala ou Krsna-vijaya escrita por Maladhara Vasu contém canções. – Do artigo "Srila Thakura Vrndavana dasa"


7. Em quais livros os ensinamentos de Sriman Mahaprabhu estão disponíveis? Por que o Sri Caitanya-caritamrta deveria ser aceito sob todos os aspectos?

Os Gosvamis compuseram muitos livros. Embora os ensinamentos de Mahaprabhu se encontrem neles, não há nada mencionado sobre os próprios escritos de Mahaprabhu. O Sri Caitanya-caritamrta é um livro autêntico. Ele é inteiramente enriquecido com as características e instruções do Senhor. Essas instruções do Senhor são completamente confirmadas pelas declarações dos Gosvamis. O Sri Caitanya-caritamrta é tido, portanto, como o livro mais respeitável. Logo após o desaparecimento de Mahaprabhu, Sri Krsnadasa Kaviraja Gosvami compôs este livro. Muitos discípulos diretos de Sriman Mahaprabhu, como Sri Rupa Gosvami e Sri Raghunatha dasa Gosvami, ajudaram Sri Kaviraja Gosvami na composição do Sri Caitanya-caritamrta. Antes disso, Sri Kavi-karnapura ajudou Sri Kaviraja Gosvami de muitas maneiras escrevendo o Sri Caitanya-candrodaya-nataka e Sri Vrndavana dasa Thakura ajudou Sri Kaviraja Gosvami de muitas maneiras escrevendo o Sri Caitanya-bhagavata. Considerando todos os aspectos, somos compelidos a aceitar o Sri Caitanya-caritamrta. – Caitanya-siksamrta


8. As entidades vivas podem se beneficiar lendo tópicos de Hari escritos na forma de romances?

Atualmente, as pessoas amam ler romances. O nosso dever é ensinar a ciência do serviço devocional pouco a pouco através de romances, como a ministração de uma dose de medicamento homeopático. Injetando pequenas quantias de conhecimento espiritual nos corações dos materialistas, seus corações se tornarão fiéis ao serviço devocional. – Sajjana-tosani 10.12


9. Devemos oferecer algum respeito aos livros dos sahajiyas?

Amrta-rasavali é uma obra puramente sahajiya. Nesse livro, está escrito: “A vida de alguém que não pode compreender o significado de espontaneidade, e que não se torna sahaja, ou espontâneo, é inútil”. Muitos de tais livros são encontrados entre os adulas e sahajiyas. Enquanto procurando por alguns livros, encontramo-nos com alguns de tais livros. Após lê-los, sentimo-nos enojados; nós os atiramos no Ganges e assim nos tornamos purificados. – Sajjana-tosani 10.12





Tradução de Bhagavan dasa (DvS) – Outras traduções disponíveis em www.devocionais.xpg.com.br

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