domingo, 18 de março de 2012

Faculdade de Acupuntura. Eu Quero!


Em 2010 a UNESCO qualificou a Acupuntura como
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade!

Link

Pendure um pano branco em sua janela desde o dia 16 de março até o dia 23 de março que é o Dia do Acupunturista, para mostrar que apoia a criação do curso superior de Acupuntura e ajude a preservar este patrimônio da humanidade. Assine: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=ACU2012

INFORMAÇÕES: SATOPAR – Sindicato dos profissionais de acupuntura e terapias orientais do Estado do Paraná. Fone (41) 3274-4647

Comemoração - Dia do acupunturista
Data: 23 de março
Local: Praça Rui Barbosa
Horário: 9:00 – 18:00h

Com atendimento gratuito de: Auriculoterapia, Moxabustão, Ventosaterapia, Quick Massage
Palestras gratuitas de: Acupuntura, auriculoterapia, Moxabustão, ventosaterapia, Tai Chi chuan. Lian gong.
Apresentações de: Tai Chi chuan, Lian Gong e Qi gong.
Realização: Satopar – Sindicato dos profissionais de acupuntura e terapias orientais do Estado do Paraná

Porque da Faculdade de Acupuntura:
- Na década de 1970, a acupuntura era considerada charlatanismo pela Medicina e perseguiu vários acupunturistas que vieram de outros países, bem como seus alunos.
- Na década de 1980, a Fisioterapia reconheceu a acupuntura como especialidade. Seguiram-se vários outros Conselhos da área da saúde, reconhecendo a acupuntura como especialidade, tais como Educação física, Farmácia, Veterinária, Biomedicina, Odontologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e a própria Medicina.
- Na década de 2000, os cursos técnicos de acupuntura foram fechados por pressão do Conselho de medicina e outros.
- A partir de então, a acupuntura passou a ser uma especialidade de cada profissão.

Qual o problema?
Uma especialidade é uma técnica adicionada à formação acadêmica e deve ser utilizada apenas em sua área de atuação. Sendo assim, um Fisioterapeuta acupunturista só deveria utilizar a acupuntura para tratar de problemas músculos-esqueléticos, respiratórios e digestivos quando o problema for motor. Um dentista acupunturista só deveria utilizar a acupuntura para tratar de problemas orofaciais relacionados com os dentes. Um psicólogo acupunturista só deveria utilizar a acupuntura para tratar de problemas psicológicos. Porém, a acupuntura é holística, trata corpo, mente e espírito e um acupunturista deve ser hábil em tratar todas as síndromes estudadas na acupuntura. Atualmente, os especialistas atuam em todas as áreas, caracterizando exercício ilegal em várias áreas da saúde. Os Conselhos sabem, mas fazem vista grossa porque não lhes interessam proibir seus filiados a atuarem com acupuntura de modo amplo. Deste modo, um fisioterapeuta acupunturista trata de problemas psicológicos, metabólicos, neurológicos. Um Educador físico acupunturista trata dos mesmos problemas que um psicólogo acupunturista. Pela lei, trata-se de exercício ilegal, pois invadem as áreas de outras profissões. A Acupuntura não trata doenças da forma como a medicina ocidental trata. As doenças são síndromes com características próprias e por isto, a forma como a acupuntura é ensinada no Brasil, torna-se seccionada, fragmentada.
Em 2010 a UNESCO qualificou a Acupuntura como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e como um todo deve ser resguardado pela especialização.
As especializações prestaram um excelente serviço, pois no momento em que a medicina qualificava a Acupuntura como um engodo, as especializações vieram para assegurar seu ensino no Brasil. Atualmente, a acupuntura está totalmente difundida e está mais que na hora de a Acupuntura ter seu próprio espaço, sendo uma profissão e não uma especialização.
Os atuais especialistas continuarão a ter seus direitos preservados, bem como os que já atuam com acupuntura, independentemente de sua formação. A partir do momento em que o curso de Acupuntura passar a existir formalmente, ou seja, legalmente, somente os formados nesse curso passarão a ser considerados acupunturistas.

Qual a perspectiva para o futuro a partir da instalação do curso de graduação em Acupuntura?
O Sistema Único de Saúde (SUS) poderá contratar acupunturistas que trabalharão em todas as áreas, baixando o custo com saúde no Brasil, uma vez que é um tratamento por meio da acupuntura é extremamente barato.

******

Nenhum comentário:

Postar um comentário