segunda-feira, 26 de setembro de 2011

evento - Magic Índia A Índia que você nunca viu


Há séculos a Índia nos fascina com sua cultura diversa e profunda herança espiritual. Inspirada por essas maravilhas, a Associação Festival da Índia tem a honra de apresentar Magic Índia: A Índia que você nunca viu.



Aclamada pelo público brasileiro no ano passado, após anos de grande sucesso na Austrália e Europa, a super produção traz pela segunda vez ao país as expressões mais exóticas da cultura indiana. Atrações inéditas figuram na programação, que promete maravilhar o público de 13 cidades brasileiras.A turnê vai de 07-Out a 10-Nov.





O moderno espetáculo é dirigido pelo carismático monge Indradyumna Swami. Depois de explorar os mistérios da Índia e ser tocado por sua beleza e profundidade filosófica, ele dedica seu tempo a apresentar seus valores ao redor do mundo. Nos últimos 30 anos ele organizou mais de mil festivais combinando entretenimento e sabedoria milenar para milhões de pessoas.



A trupe do Magic Índia é formada por mais de vinte e cinco artistas de dez países diferentes, como Rússia, Polônia, Ucrânia, Austrália, Estônia, Estados Unidos, Índia, Brasil, entre outros.





Companhia Sankhyade dança VaibhavArekar




O grupo de dança de VaibhavArekar pertence a uma nova geração de dançarinos, para quem a arte e a vida só têm sentido se eles estão dedicados a uma vontade indomável de promover, produzir e fazer uma dança clássica indiana contemporânea. Com sede emMumbai, é um dosprincipais expoentes da dança Bharatanatyam. Trazidos pela Magic Índia, é a primeira vez do grupo no Brasil. “Eu danço para sentir o romancedemovimento.(...) o augeda dependênciaonde a realizaçãome escapa. Não sei se é a dança ou o próprio dançar que me move”, sintetiza Arekar.





Performance de Dança Celestial



Uma produção contemporânea de dança, baseada na tradicional e exótica Bharatanatyam, por Sanatani e Sivanjali, de Moscow. Esse estilo de dança milenar é proeminente no Sul da Índia. Apresentada durante séculos somente dentro dos templos, longe dos olhos do público, agora Magic Índia exibe ao público brasileiro esta misteriosa dança de expressão divina. O estilo é caracterizado por linhas geometricamente perfeitas, por voltas e saltos e batidas dos pés que marcam ritmos complexos. À técnica pura e esotérica, acrescenta-se o abhinaya: expressões do rosto e dos olhos, acompanhadas por mudras (gestos das mãos) e yantras (posturas do corpo). Coreografada com influências da vibrante dança indiana contemporânea.





Os bateristas tribais de Manipur



Um dos destaques do espetáculo. Reconhecida pelo exotismo e pelo caráter atlético da dança, esta trupe une movimentos acrobáticos e de artes marciais, enquanto voam pelo ar tocando seus tambores.





Guerreiros Ancestrais



Uma apresentação dinâmica da milenar arte marcialKalariPayatu por Dina Dayal, da Estônia. É uma arte marcial defensiva, utilizada originalmente pelos monges nos monastérios. A arte foi especialmente praticada e refinada ao longo dos séculos por kshatriyas – a casta guerreira - da região de Kerala, Sul da India.





Kirtan - Pure Musical Magic



A tradição do kirtan existe na Índia há milênios como uma forma de meditação dinâmica. A prática permaneceu desconhecida no Ocidente até meados dos anos 1960, quando os Beatles fizeram sua primeira viagem à Índia. Desde então, sua popularidade e o interesse pelo gênero vêm crescendo. O kirtan pode variar do silêncio meditativo até um divertido e enérgico número musical. Sua principal característica é o estilo interativo call-and-response, estimulando a participação ativa do público.





Acompanhe a turnê online:



Agenda e ingressos: festivaldaindia.com.br



Facebook: Magic India Brasil 2011



Blog: festivaldaindia.com.br/blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Palestra - dimensão do lugar das religiões e a singularidade brasileira no desfile das crenças


O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza e a Fundação Joaquim Nabuco (PE) realizam em conjunto uma palestra do Ciclo de Conferências "Crenças no Mundo Globalizado", a ser ministrada pela antropóloga e etnóloga francesa Marion Aubrée. A palestra acontecerá no CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), amanhã (quarta-feira, 21), às 19 horas. O público-alvo são artistas, críticos, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados.

O Ciclo de Conferências pretende apresentar ao público o pensamento e a obra de filósofos, historiadores, antropólogos, críticos e artistas que contribuíram e contribuem, através de suas reflexões, para as práticas artísticas e culturais da contemporaneidade. Pensadores que, embora de campos diversos, reverberam e adensam as discussões no campo cultural.

Na palestra de Marion Aubrée, será abordada a dimensão do lugar das religiões nos cinco continentes e a singularidade brasileira no desfile das crenças, além de sua performatividade midiática no mundo contemporâneo.



Trajetória

Marion Aubrée é doutora em Etnologia, Antropologia e Ciência das Religiões pela Universidade de Paris VII e atualmente uma das referências internacionais nos estudos sobre religiões e crenças, sobretudo no Brasil contemporâneo. É pesquisadora do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (CRB./EHESS) em Paris, e pesquisadora associada do Centro de Estudos Interdisciplinares dos Fatos Religiosos (CEIFR/CNRS/EHESS).

Foi coordenadora do curso de Antropologia e Sociologia da Universidade de Lyon II (1987/1995) e professora responsável pelas relações internacionais do Bureau de l´Association Française des Antropologues. Também esteve à frente do acordo CAPES/COFECUB (nº 123/91) entre a Universidade de Lyon e as Universidades Federais de Pernambuco e do Ceará (1991/1994). Publicou vários artigos em revistas especializadas e os livros "A Mesa, o Livro e os Espíritos - nascimento, evolução e atualidade do movimento social espírita , entre a França e o Brasil" (JC Lattes, 1990), traduzido para o português em 2009, e "Iemanjá, a sereia das estrelas" (Larousse, 2009), ainda sem tradução.

domingo, 18 de setembro de 2011

Lançamento - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA



MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
de G. Wallner, Fritz


Edição: 1ª edição -
Número de Páginas: 152

Como distinguir os dois sistemas de medicina mais bem-sucedidos do mundo: a medicina acadêmica ocidental e a medicina tradicional chinesa? Fritz G. Wallner consegue fazer isso de modo extremamente construtivo, relacionando os modos de ver, pensar e proceder de ambos os sistemas de medicina, que são absolutamente distintos: por um lado, números estatísticos comparativos e esquemas de tratamento estabelecidos; por outro, tratamentos totalmente individuais. A discussão apresentada neste livro não poderia ser mais inspiradora e frutífera. Trata-se de uma leitura recomendada a todos os praticantes de medicina complementar, medicina energética ou cura espiritual, bem como a todo médico que esteja aberto o o suficiente para se confrontar com esse modo alternativo de pensar.

O AUTOR
FRITZ WALLNER é professor de Filosofia e Teoria da Ciência na Universidade de Viena. Desenvolveu um sistema alternativo da teoria da ciência, o chamado "Realismo Construtivo", que se tornou objeto de discussão no mundo todo. Há duas décadas ele faz pesquisas no campo da medicina tradicional chinesa e já publicou muitas obras sobre o tema, que foram traduzidas em quatorze idiomas. Também apresentou palestras em congressos internacionais. Ele é codiretor do Instituto para Medicina e Teoria Científica na Universidade de Medicina Tradicional Chinesa em Pequim.


Carreira
1969 MSc. em Filosofia, literatura latina e literatura alemã na Universidade de Viena

1969 Filo
sofia de Ensino na escola de alta em Wiener Neustadt

1972 Graduação em Doctor of Philosophy

a partir de 1976 Cooperação com a sociedade austríaca de Ludwig Wittgenstein, Organização de simpósios

Colaboradora de 1980 nos jornais: "Philosophischer Literaturanzeiger" e "Zeitschrift für Philosophie der Didaktik"

1981 Agregação em Filosofia na Universidade de Viena

1983 Presidente da Karl Popper symposion internacionais em Viena


1983-1985 Leitor no Departamento de Física Teórica da Universidade de Viena


de 1983 Cooperação no ensino superior para professores


1984 preço Kardinal-Innitzer


a partir de 1985 Editor da "Philosophica" (Wilhelm Braumüller)


1985-Theodor Körner preço


1.986 bolsas de estudo científico da cidade de Viena


1987 Designação para professor de epistemologia na Universidade de Viena


1988 Fundação da unidade de Epistemologia e Ciência Cognitiva; Palestras nos EUA

1989 Palestras na Itália e na Alemanha

de 1990 Editor da "Ciência Cognitiva" (Wiener Universitätsverlag)


Palestras 1990 na Indonésia, Austrália, Nova Zelândia e França;

Presidente da conferência internacional "Konstruktiver Realismus" em Viena


1991 Palestras em Taiwan, Hong Kong, Filipinas, Singapura, Malásia, Tailândia, Brasil, Chile, Argentina, EUA e Canadá;

Presidente da conferência internacional "Aspekte des Konstruktivismus", em Viena (Okt.29-31, 1991).


1992 Palestras na Índia, Nepal, Malásia, Japão, China;

Visitar-professor da Universidade Nacional Chenghi-em Taipei;

Fundação da "Unidade de hermenêutica interdisciplinar e intercultural da ciência";

Presidente, a "Conferência Internacional do cristianismo e cultura asiática", em Taipei (abril 09-10, 1992);

Presidente da conferência "A filosofia da ciência e da educação", em Taipei (24-26 abril, 1992);

Presidente, a "Conferência Internacional de Beijing sobre a filosofia do" realismo versus anti-realismo "ciência" (15-17 junho, 1992);

Visitar-professor da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis / Brasilien (Outubro 1992);

Presidente do seminário internacional "Auto-reflexão da ciência: contribuições do realismo construtivo para a educação científica" em Valparaíso / Chile (1992);

Presidente da Conferência Internacional "Ciência e Vida Cotidiana", em Viena (Nov.10-12, 1992).


1993 Palestras no Bahrein e Egito;

Presidente do Symposion internacional "Realismo construtivo e Ciência da Música - abordagens interdisciplinares", em Viena (abril 26.-27, 1993);

Palestras no Peru, Equador e México;

Discurso de abertura na Conferência "Explorações Metodológicas em Construtivo Realismo" Amsterdam (Junho 29-30)

Palestras no Equador, Peru e Mexico (maio)

Palestras no Brasil, Chile e Argentina (dezembro)


Palestras 1994 na África do Sul, Namíbia (Janeiro, Fevereiro)

Palestra excursão para a Índia, Manila e Taiwan

Palestra turnê pela América do Sul; Maracaibo, Caracas, Mérida, Bogotá, Cartagena, (Junho, Julho)

Membro do comitê de programa e alto-falante na "conferência internacional sobre o Círculo de Viena e da Ciência contemporânea e Filosofia em Pequim" (outubro)

Palestras em Pequim, Chenyang e Chun Chan, (novembro)

Presidente da Conferência Internacional "Geisteswissenschaften wozu" em Innsbruck - Áustria (Nov.)

Presidente do internacional "Konstruktiver Zwölftonspiel Conferência Realismus im em Neustadt Wr -. Austriam (Nov.)


1995 Palestras em Timor-África (Quénia, Uganda, Äthiopia, Maurício

Palestras no Paquistão, Bangkok, Camboja e Taiwan (março, abril)

Palestras em Guatemala, Kuba e Columbia



Palestras 1996 na Ásia (Tailândia, Índia), janeiro e Februar Palestra na Itália e na Alemanha

Participante do congresso Internatioanl em Bucareste em sociocybernetic agosto / setembro 1996

Presidente da conferência "Von der Einheit des Wissens zur Vielfalt der Wis ¬ ¬ sens Formen; Erkenntnis em Philosophie, Wissenschaft und Kunst", Oktober 1996

Palestra em Islamabad sobre 1000 anos da Áustria

Palestras em Teerã


Palestras 1997 no Paquistão e India Conferência "Processamento interpretativa e Ambiental Fitting" Teheran


1997-98 Austrália Sabático e Índia


Palestras 1999 na Grécia, Marrocos, Tibet, Corea, Taiwan, Japão, China, Irlanda e Conferência Egito "Konstruktiver Realismus", Vienna


2000 Aula sobre o Congess Mundial de Medicina Tradicional Chinesa, palestras em Maroc, Espanha e Chile, palestra sobre o Congresso TCM em Viena


2001 Palestras na China, Israel, Maroc, Taiwan e Irlanda


2002 Palestras na América Latina, no Oriente Médio livros "Die Wissenschaft der Verwandlung", "Konstruktion und Erziehung", traduções para o árabe


Palestras 2003 em Moçambique, África do Sul, Malawi, Tansania, Alemanha, Austrália, China e Japão.

Discurso de abertura na celebração da nova Universidade do TCM em Munique


2004 Discurso de abertura na "Conferência Internacional sobre Medicina Tradicional Chinesa" ("O TCM científica?")

Palestras em África do Sul, Espanha, Alemanha, Quirguistão, Tadschikistan e Columbia

Palestra em uma conferência em Sopron

2005 Palestras na China (fevereiro, março e setembro), Espanha e Alemanha






UM LANÇAMENTO

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lançamento - Genética: escolhas que nossos avós não faziam de Mayana Zatz



Genética: escolhas que nossos avós não faziam
de Mayana Zatz

Páginas: 202


O que você faria se pudesse escolher o sexo do seu filho? Impedir que ele tenha uma doença grave selecionando seus genes – mesmo que seja depois de adulto? O que os avanços da engenharia genética nos reserva para o futuro? Até onde podemos – ou queremos ir – com a escolha de embriões, células-tronco, testes de DNA, clonagem? São questões modernas que mais cedo ou mais tarde baterão à nossa porta, e que a bióloga e geneticista brasileira Mayana Zatz procura levantar nesse livro original e humano – "GenÉtica: escolhas que nossos avós não faziam" (assim mesmo, com “e” maiúsculo, para chamar a atenção para a outra face da evolução da ciência).

Mayana, que é uma pesquisadora da USP conhecida internacionalmente, e participou ativamente da aprovação pelo Congresso Nacional das pesquisas com células-tronco embrionárias, traz um pouco de sua experiência para o cotidiano das pessoas. As histórias por ela relatadas poderiam ocorrer com qualquer um de nós – porém, no estágio atual do nosso conhecimento, nossas respostas nem sempre serão as mesmas.

“Este livro é uma bomba em todas as certezas acomodadas, ele coloca problemas, página a página, frente aos quais nossa bulas de bem viver entram em parafuso.A Genética está para o século XXI assim como a Física esteve para o século XX. Os avanços da Genética deixam para trás uma forma de viver e geram problemas de ordem ética que não podem, curiosamente, ser resolvidos geneticamente.” É o que diz o médico e psiquiatra Jorge Forbe no prefácio.

Como observa a especialista em Biodireito, Adriana Diaféria, que também comenta a publicação: “O livro nos mostra claramente diversas questões não só da relação do ser humano consigo mesmo, mas principalmente na ruptura de dogmas - como o caso da reprodução a partir de células somáticas e a manipulação, congelamento e o descarte de embriões, dentre tantos outros -, retomando a necessidade de se revitalizar as mais tradicionais questões filosóficas. Questões como: O que é a vida? O que somos? O que desejamos ser? estão presentes nessa discussão. “

A importância de "GenÉtica: escolhas que nossos avós não faziam" é diretamente proporcional à relevância e às implicações dos assuntos que o livro aborda, e ao impacto potencial de suas consequências para nossas vidas, tanto em termos práticos quanto de visão de mundo. Da lista de seus capítulos emerge um quadro sinótico, senão de um admirável mundo novo, de uma parte tão admirável quanto nova de nosso próprio mundo: paternidade ou o direito de não saber; confidencialidade; diagnóstico pré-natal; gêmeos, trigêmeos e mais; menino, menina e o que você faria se pudesse escolher; embriões salvadores; projeto Genoma; loira ou morena, alta ou baixa, atleta ou cientista; pesquisas com células-tronco; bancos de cordão umbilical; testes de DNA na farmácia; clonagem e o que nos reserva o futuro. E já nos envolve o presente, numa discussão que implica, acima de tudo, em escolhas. Escolhas culturais, escolhas políticas, escolhas jurídicas, escolhas familiares, escolhas pessoais. Em todo caso, escolhas obrigatórias. De um tipo que nossos avós não podiam fazer, e que nós não poderemos evitar. Melhor começar a se informar.

Com capítulos curtos em linguagem clara e até mesmo divertida (pois as questões já são complexas o suficiente), o livro oferece ainda duas preciosas ferramentas adicionais: um verdadeiro minidicionário com os principais termos e expressões envolvidos (“Para entender melhor”) e uma lista de sites úteis (além de bibliografia especializada). E conta com uma apresentação de Dráuzio Varela, que não esconde seu entusiasmo com a leitura: "A noite em que comecei a ler o livro, quase perdi a hora de levantar.As histórias que ele conta são tão instigantes que fica difícil parar de pensar nelas."

A AUTORA
Naturalizada brasileira, Mayana Zatz, nasceu no dia 16 de julho de 1947, em Tel Aviv, Israel. Bióloga molecular, ela é professora do Departamento de Biologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Desde 2005, exerce o cargo de pró-reitora de pesquisa da USP.

Pesquisadora renomada em genética humana, com contribuições principalmente no campo de doenças neuromusculares em que é pioneira, atualmente seu laboratório no Centro de Estudos do Genoma Humano da USP também realiza relevantes pesquisas no campo de células-tronco. Mayana já publicou mais de 280 trabalhos científicos.





UM LANÇAMENTO

Correspondência Bhaktivedanta: Dr. Mohapatra

Nesta segunda de oito correspondências de Prabhupada selecionadas para publicação no Amigos de Krishna, lemos um excerto da carta de Srila Prabhupada datada de 21 de março de 1976, endereçada ao Sr. Chittaranjan Mohapatra, Mayapur. Nesta carta, Srila Prabhupada enfatiza a importância de sanarmos nossas dúvidas sobre a nossa posição e a posição de Krsna com base na autoridade das escrituras reveladas. Exemplarmente tendo as escrituras por base, Prabhupada responde às perguntas: “Por que devemos sacrificar tudo por Krsna? O que é sacrifício?” e “Como podemos abandonar a atração pelo sexo oposto?”.



* * *



Em resposta às suas perguntas de sua carta datada de 16/3/76, dirigidas ao meu secretário, peço permissão para oferecer-lhe as seguintes respostas com base nos sastras. Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. O dicionário define Deus como o Ser Supremo, portanto Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. Isso é confirmado no Bhagavad-gita: mattah parataram nanyat, kincid asti . . . [Bg. 7.7] “Não há Verdade superior a Mim. Tudo repousa em Mim, como pérolas ensartadas em um cordão”. E, em muitos outros sastras, Krishna é aceito como a Suprema Personalidade de Deus. Todos os acaryas, tais como Ramanuja, Madhvacarya, Nimbarka, o Senhor Caitanya e inumeráveis outros, chegaram a esta conclusão: que Krishna é a Suprema Personalidade de Deus.



Em relação à sua questão referente a por que deveríamos sacrificar tudo para Ele, a resposta é que Ele é a Suprema Personalidade de Deus, Ele é o Proprietário e o Desfrutador de tudo; bhoktaram yajna-tapasam sarva-loka-mahesvaram . . . [Bg. 5.29]. Tudo pertence a Ele. Nós ilegalmente usurpamos Sua propriedade dizendo que isto é meu, aquilo é meu . . . Krishna advém para nos ensinar conhecimento verdadeiro, daí Ele dizer a você que pare de usurpar a propriedade dEle. Melhor entregar a Ele. Portanto, a perfeição da vida é quando entregamos ou devolvemos tudo a Ele, e Ele nos diz isso para o nosso benefício! Quando antes devolvermos tudo a Ele, melhor para nós. O nosso Movimento da Consciência de Krishna está ensinando este fato por todo o mundo.



Não se deve achar que Krishna é um homem comum. Se você pensa assim, então você não sabe nada sobre Krishna. Avajananti mam mudha manusim tanum asritah . . . [Bg. 9.11]. “Os tolos zombam de Mim quando advenho na forma humana. Eles desconhecem Minha natureza transcendental e Meu domínio supremo sobre tudo o que existe”. Todos os mudhas ou patifes consideram Krishna como sendo um homem comum, mas Ele não é comum; Ele é o Ser Supremo. De onde você obtém essa informação de que Krishna é um homem comum como nós? Em nenhuma obra védica é dito que Krishna é um ser humano comum. No Brahma-Samhita, é dito: Isvara parama krishna . . . Ele é descrito como o Ser Supremo. Não sei com base em qual autoridade você pode dizer que Krishna é um ser humano comum como você ou eu.



Sacrifício não significa assassinato. O verdadeiro trabalho é yajna. Yajna significa Visnu. No Bhagavad-gita, prescreve-se yajna. Yajnarthat karmano 'nyatra loko 'yam karma-bandhanah . . . [Bg. 3.9]. “Trabalho tem de ser feito como um sacrifício a Visnu; do contrário, o trabalho ata o indivíduo a este mundo”. Yajna é algo prescrito na literatura védica. Yajna significa satisfazer o Senhor Visnu. Outro nome do Senhor Visnu é Yajna-purusa. A pessoa tem que O agradar de qualquer maneira que Ele queira. “Patram puspam phalam toyam yo me bhaktya prayacchati . . . [Bg. 9.26]. Se alguém Me oferecer em devoção uma folha, uma flor, uma fruta ou água, Eu aceitarei”. Não essa oferenda caprichosa.



Você também perguntou: “Como posso abandonar a atração por mulheres?”. Quando você aprender a amar Krishna, então você pode esquecer seus desejos luxuriosos por mulheres. Outro nome de Krishna é Madan-Mohan. Quando Krishna está dentro do coração, então o Madan, ou desejos luxuriosos, é derrotado. Caso aprendamos a amar Krishna, os nossos desejos luxuriosos acabarão; do contrário, prosseguirão.



Tradução de Bhagavandasa (DvS)

evento - Ciclo de Palestras - Estudando a Auto-Obsessão


*******

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aparecimento de Sri Vamana Deva e Ekadasi – Aparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura

Dia 8 – Aparecimento de Sri Vamana Deva e Ekadasi

Dia 9 – Aparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura

*no dia 8 segue a dieta de Ekadasi com jejum até o meio-dia

O avatara anão de Deus – Sri Vamana Deva

vamana.jpg

A encarnação do Senhor Krsna como um brahmana anão. O Senhor Vamanadeva pediu em caridade a Bali Maharaja três passos de terra. Quando o pedido foi concedido, o Senhor Vamanadeva assumiu uma forma gigantesca (Trivikrama) e com dois passos cobriu primeiro a Terra e então o universo inteiro. No terceiro passo, Bali Maharaja ficou então satisfeito de receber o pé de lótus do Senhor em sua cabeça. (Veja o Srimad-Bhagavatam 1.3.19, 2.7.17 e Oitavo Canto, capítulos 20 a 23).

cid:image001.jpg@01C6CFF3.B4EA62E0

Estátua do Século IX ou X de Sri Vamana Deva.

Bhaktivinoda3.jpg

Bhaktivinoda Thakura foi um grande mestre espiritual de nossa linha que restabeleceu, ao término do décimo nono século, os ensinamentos do Senhor Caitanya que tinham estado perdido ou falseado. Ele escreveu quase cem livros que explicam a consciência de Krishna, desmascarou pseudo-encarnações de Deus e derrotou concepções errôneas sobre a vida no caminho do serviço devocional. O devoto Srila Bhaktivinoda Thakura era um pregador ativo e o Deputado Magistrado para Jagannatha Puri, Orissa, bem como o pai de dez crianças. Um dos seus filhos era Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, mestre espiritual de Srila Prabhupada, o fundador-acharya da ISKCON. Os biógrafos dizem que Srila Bhaktivinoda Thakura realizou todos seus muitos deveres perfeitamente.