terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Aparecimento do Senhor Nityananda


Dia 16 – Aparecimento do Senhor Nityananda






O Senhor Nityananda apareceu numa forma brilhante vermelho-dourada, radiante como o sol nascente, cerca de 536 anos atrás, na pequena vila de Ekacakra.





Foto 1 - A Vila de Ekacakra



Com Sua maravilhosa boca cantando sempre, "Gaura, Gaura", Ele constantemente manifesta lágrimas de amor em Seus olhos de lótus. Sua face brilhante derrota a beleza de milhões de luas. Seu sorriso enche o universo de vida, Seus olhos graciosos são grandes e alongados e Seu corpo é muito forte e poderoso. Assim como um leão, Ele caminha de maneira encantadora e os santos nomes sempre permanecem em Sua língua. Por adorá-lO com grande devoção, certamente pode-se obter a misericórdia de Sri Gauranga e alcançar o serviço transcendental de Sri Sri Radha e Krishna em Vrindávana.




Foto 2 - Deidade do Senhor Nityananda de Mayapur



O Senhor Nityananda é o eterno associado do Senhor Caitanya Mahaprabhu, a Suprema Personalidade de Deus. O Senhor Caitanya não poder ser compreendido sem a misericórdia de Nityananda Prabhu, que é o mestre espiritual de todos universos e serve de intermediário entre o Senhor Caitanya e Seus devotos. Ele é o princípio ativo do Senhor tanto na criação cósmica como em Seus passatempos. Ele é o segundo corpo do Senhor, manifestando-se como o Senhor Balaram para o Sri Krishna, Lakshman para Sri Rama e Nityananda Prabhu para o Senhor Krishna Caitanya Mahaprabhu.



Dia 16 comemoramos o Seu aparecimento transcendental! Aproveitamos para humildemente orar ao Senhor Nityananda, cuja misericórdia é infinita, pedindo que Ele nos livre de nossas impurezas e nos eleve a plataforma de puro serviço amoroso ao Senhor, em eterna bem-aventurança e conhecimento.



*jejum até meio-dia é realizado no dia 16.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Asanas e Parábolas: A sabedoria do yoga



Asanas e Parábolas: A sabedoria do yoga e da filosofia vedanta para o yogue moderno
de Zo Newell


128 Páginas;


O uso dos asanas para a reflexão, a introspecção e a cura

Editora Pensamento lança manual de utilização das representações dos deuses indianos para a prática do yoga


Asanas e Parábolas, escrito por uma experiente praticante de yoga e especialista em teologia, mostra como é possível utilizar as representações coloridas dos deuses e deusas indianos na prática do yoga. Zo Newell mostra a relação entre as imagens e mitos indianos e as posturas físicas do yoga, e explica como executar essas posturas, bem como sua simbologia.

Os asanas selecionados para este lançamento da Editora Pensamento estão organizados em torno da figura central de Shiva, o Senhor dos Yogue.

Zo examina o uso dos asanas, da mitologia e do conjunto de imagens evocativas em termos culturais, como ferramentas para aprofundar a prática de yoga através da observação do corpo, mente e emoções. As histórias, personagens e imagens podem afetar de modo espiritual e emocional, enquanto os asanas afetam fisicamente.

A autora traz também, na apresentação de Asanas e Parábolas, um pouco de sua história pessoal: a maneira como ela chegou a amar e confiar na sabedoria das histórias, e como estas a guiaram nos períodos difíceis de seus anos de crescimento.

A Autora:
Zo Newell conheceu o yoga por intermédio do dr. Rammurti S. Mishra (Sri Brahmananda Sarasvati) quando tinha 14 anos. Ela fez seu mestrado em estudos teológicos na Harvard Divinity School, em 1988, e doutorado em história e teoria crítica da religião na Vanderbilt University. Zo mora em Nashville, Tennessee, onde dá aulas de yoga restaurativo e filosofia do yoga.

UM LANÇAMENTO
***

A História Secreta do Ocidente



A História Secreta do Ocidente
A influência das organizações secretas na história ocidental da
Renascença ao Século XX
de Nicholas Hagger


528 Páginas;


Estudo analisa influência das organizações secretas
na história ocidental

Livro desvenda origens das revoluções, da renascença até o século XX


Ao contrário do que se acredita, a civilização ocidental como a conhecemos hoje não é o resultado final de um progresso constante, mas sim de uma sucessão de revoluções. Nicholas Hagger, um dos mais respeitados estudiosos e intérpretes da história mundial contemporânea, autor de mais de trinta livros, sustenta essa teoria e apresenta em A História Secreta do Ocidente, da Editora Cultrix, um importante estudo inédito, sobre a influência e o papel das organizações secretas que deflagraram as marés de revoluções e que ditaram os rumos da humanidade.

Num primeiro momento, Hagger faz uma narrativa cronológica dessas revoluções, da Renascença à Revolução Russa e, numa segunda etapa, descortina a sua teoria, baseada na constatação de que os regimes políticos que regeram o mundo corromperam as ideias expressas por intelectuais, fato que acendeu o estopim das revoluções. A abordagem é singular, pois o autor explora ideias e influências até então não manifestas, que permaneciam “secretas”, remontando às seitas heréticas – gnóstica, templária, cátara e rosacruciana - ao Priorado de Sião, às facções no interior da franco-maçonaria e às atividades de famílias como os Rothschilds, entre outras organizações.

Hagger sustenta que a maré de revoluções está chegando ao nível máximo nos nossos tempos, como mostra em seu livro A Corporação – A História Secreta do Século XX e o Início do Governo Mundial do Futuro, publicado pela Editora Cultrix.

O autor:
Nicholas Hagger nasceu em Londres em 1939, formado na Worcester College.Escritor, filósofo e intérprete da história mundial contemporânea e da influência das organizações secretas na história das revoluções ocidentais, lecionou Literatura Inglesa no Iraque, Líbia e Japão.

UM LANÇAMENTO

A Grande Mudança



A Grande Mudança
Como Participar da Criação de um Novo Mundo a Partir de 2012
de Lee Carroll; Tom Kenyon; Patricia Cori; Martine Vallée


206 Páginas;

Coletânea traz mensagens positivas e alentadoras sobre 2012

Autores sensitivos canalizam mensagens de seres intergalácticos e mostram caminhos para a construção de uma nova ordem mundial

Com o propósito de ajudar as pessoas a entender melhor e enfrentar as mudanças cósmicas previstas para acontecer em 2012, a escritora canadense Martine Vallée reuniu no livro A Grande Mudança – Como participar da criação de um novo mundo a partir de 2012, textos dos três dos mais renomados autores internacionais sobre o assunto, sensitivos que se dedicam a transmitir ensinamentos inspiradores.

O livro, lançamento da Editora Cultrix, traz mensagens positivas e práticas. Uma delas é de Kryon, entidade multidimensional canalizada por Lee Carroll, segundo o qual, para enfrentarmos 2012, devemos apenas demonstrar nossa intenção espiritual para que o campo quântico do DNA seja ativado em nosso corpo. Thomas Kenyon canaliza as energias de um grupo de entidades intergalácticas conhecidas por Háthores, cuja mensagem, pela simplicidade, é alentadora: “apenas encontre um jeito de viver a vida com alegria e felicidade”. Já Patricia Cori, ao transmitir as mensagens do Alto Conselho do Sírio, lembra que o futuro jamais é predeterminado e que o passado é uma ilusão – diferente para cada um de nós.

A Grande Mudança é uma obra que visa a aceleração da consciência cósmica antecipada pelos maias, egípcios, índios e indivíduos de outras civilizações. Os autores dedicam parte do espaço para passar instruções práticas sobre o que – e como – fazer para participar ativamente da criação de uma nova ordem mundial.

Os autores:
Lee Carroll é autor de livros com mensagens de Kryon, cujas energias canalizam há mais de vinte anos. É criador dos “grupos de luz de Kryon”, e promove encontros em diversos países. Tom Kenyon é professor, cientista, xamã e psicoterapeuta, e realiza sessões de cura pelo uso do som. Patricia Cori é médium clarividente, guia espiritual, professora e autora de livros sobre os seres do Sírio. Martine Vallée, organizadora do livro, é responsável por divulgar escritores de sucesso como Gregg Braden, autor de A Matriz Divina e O Segredo de 2012, publicados pela Editora Cultrix, e Drunvalo Melchizedek, autor de O Antigo Segredo da Flor da Vida e Serpente de Luz, ambos da Editora Pensamento.

UM LANÇAMENTO

Geometria Sagrada e as Origens da Civilização



Autor revela o uso secreto dos números sagrados ao longo da história

A obra é um panorama baseado no trabalho em curso sobre a reconstrução da antiga ciência

Geometria Sagrada e as Origens da Civilização

A revelação dos maiores enigmas da história por meio

da ciência dos números

de Richard Heath



248 Páginas

O uso onipresente de certos números e proporções sagradas pode ser encontrado ao longo da história, influenciando tudo: desde a arte e a arquitetura até o desenvolvimento das religiões e sociedades secretas. Em Geometria Sagrada e as Origens da Civilização, Richard Heath revela as origens, as influências e o significado mais profundo dessas ocorrências sincrônicas numéricas e como elas foram deixadas dentro do nosso ambiente planetário durante a criação da Terra, da Lua e do nosso sistema solar.

Explorando a astronomia, a harmonia musical, a geomancia, estudo dos centros sagrados e os mitos, o autor revela o uso secreto do conhecimento dos números sagrados na construção das catedrais góticas e a influência importante desses números na fundação da moderna cultura do Ocidente.

Heath explica por que a arquitetura templária de Washington representa a Nova Jerusalém, e identifica o papel que as sociedades secretas desempenham como repositório para a informação numérica sagrada. Aqueles que tentam decifrar seu significado sem compreender as origens planetárias desse conhecimento permanecem com uma informação contraditória, obscura e geralmente ilusória.

Examinando culturas pré-históricas e monumentais ao longo das Eras das Trevas e registros históricos posteriores, Geometria Sagrada e as Origens da Civilização, lançamento da Editora Pensamento, fornece uma chave para a compreensão do verdadeiro papel e significado dos números.

o Autor:
Richard Heath é web designer, com formação em engenharia elétrica e da computação, e autor de outras obras sobre a geometria sagrada. Atualmente mora na Escócia e está disponível para possíveis entrevistas via e-mail.

UM LANÇAMENTO


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dia 10 – Aparecimento de Sri Advaita Acharya

Dia 10 – Aparecimento de Sri Advaita Acharya

Advaitacarya apareceu uns cinqüenta e poucos anos antes do próprio advento do Senhor Chaitanya, ou seja, no início do Século XV. Ele foi o primeiro entre os associados do Senhor Caitanya a aparecer dentro do mundo material para libertar as almas condicionadas. Foi Advaitacarya que pediu ao Senhor Caitanya que descesse e se manifestasse na Terra. Antes do advento do Senhor Caitanya, Advaitacarya já tinha começado a cantar os nomes de Krishna nas ruas com devotos e a discutir as escrituras sobre serviço devocional a Krishna. O nome de Advaitacarya indica que Ele é advaita — isto é, não-diferente — do Senhor Hari (Krishna), e Ele é chamado acarya (mestre espiritual) porque Ele ensinou bhakti em todas as direções. Advaitacarya viveu em Santipura e Mayapura, onde é agora a Bengala Ocidental, e era o líder da comunidade vaisnava de Nadia.

*jejum até meio-dia

Maya e Vaikuntha


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quatro Continentes em Cinco Meses



Quatro Continentes em Cinco Meses

1º de fevereiro de 1975 a 20 de junho de 1975

134

Vá lá, faça uma piada!”

29 de janeiro de 1975, Vôo de Tokyo para Honolulu

Eu sempre digo isso; a ocupação de viajar com Srila Prabhupada era sempre empolgante. Você nunca sabia o que iria acontecer. Ele era uma personalidade ímpar. Eu adorava particularmente seu senso de humor. Voar com ele era sempre muito memorável para todos. Estou certo que os karmis também nos achavam um espetáculo m parte com nossas cabeças raspadas, tilaka e vestes coloridas. Dentre nós, estava um devoto semelhante ao cisne transcendental, Prabhupada. Às vezes, ele entraria no avião com cinco ou mais guirlandas belas e fragrantes ao redor de seu pescoço, algumas descendo até seus joelhos. Nada podia diminuir sua opulência transcendental. Ele era muito bonito e emanava grande humildade e graça, apesar do aglomerado de devotos ao redor dele. Ele sempre estava ocupado no serviço a Krishna.

Este vôo foi como tantos outros. Srila Prabhupada se sentou na janela. Nitai estava ao seu lado e Paramahamsa Svami na fileira de poltronas ao lado. Havia algumas revistas disponíveis na parte detrás do banco da frente deles, uma delas era a revista Times. Srila Prabhupada a pegou ao ver algo que lhe interessava. A foto de capa era um grupo de mulheres demonstrando sua insatisfação quanto m posição que tinham no mundo ocidental. O título era “Liberação das Mulheres”. Era um tema sobre o qual Srila Prabhupada às vezes falava um pouco. Nos anos setenta, era um tópico bem em voga.

Ele deixou a revista de lado. Alguns minutos depois, uma comissária de bordo passava pelo corredor. À medida que ela se aproximava, Srila Prabhupada cutucou Nitai com o cotovelo e disse: “Então, essas mulheres, elas querem ser libertadas? Diga a ela que se ela quiser ser libertada, ela pode raspar sua cabeça como fazemos. Ela pode ser liberada assim”. Nitai abriu um sorriso amarelo e escorregou o corpo no seu assento. Novamente Srila Prabhupada o cutucou e disse: “Vá lá, faça uma piada. Chame-a aqui e fale com ela. Faça uma brincadeira. Diga a ele que se ela quer se libertar que ela pode raspar a sua cabeça como nós fazemos”. Srila Prabhupada riu baixo. Nitai, tenso e desconfortável, permaneceu sentado cantando sua japa, incapaz de dizer qualquer coisa.

Você nunca sabia o que Srila Prabhupada iria fazer. Foi como quando uma repórter perguntou para ele: “Por que você raspa sua cabeça?”. Ele olhou para ela e, com um sorriso, disse: “Por que você raspa suas pernas? Melhor ter a cuca fresca e as pernas aquecidas”. Srila Prabhupada libertou todos os seus discípulos da fortaleza da vida material; homens e mulheres. Sua missão de vir para o ocidente e transformar ocidentais em Vaisnavas era com base no fato de não sermos nossos corpos. Pode-se ser Consciente de Krishna independente de qualquer designação corpórea. Não importa se você é homem ou mulher, jovem ou velho, negro ou branco. Tem-se apenas que se qualificar seguindo as instruções de um mestre espiritual fidedigno.

Bhakti-tirtha Maharaja me contou uma história de quando ele se encontrou pela primeira vez com Prabhupada. Ele pensou que, uma vez que era parte de um grupo espiritual, ele não mais seria alvo de algumas espécies de atitudes racistas que experimentou ao longo de sua vida por estar em um corpo negro. Infelizmente, nem sempre era assim quando se relacionava com seus irmãos-espirituais. Ele perguntou a Srila Prabhupada por que seus discípulos continuavam na plataforma corpórea.

Ele esperava alguma misericórdia e conforto dele. Srila Prabhupada olhou para o Maharaja e disse: “Se você se afeta com isso, você não é melhor do que eles”. Bhakti-tirtha Maharaja adorou a resposta que recebeu de Sua Divina Graça. Ele viu imediatamente quão perfeito era o processo da Consciência de Krishna e quão bem seu mestre espiritual o conhecia. Por suas palavras, ele soube naquele mesmo instante que ele “tinha a oportunidade de subir a um nível superior”.

Srila Prabhupada, o senhor continua concedendo a seus seguidores uma oportunidade de ascenderem a níveis superiores. Quando falhamos, o senhor nos dá tantas chances quanto precisemos para fazer corretamente o que tem de ser feito. O senhor é divino e sabe exatamente do que precisamos. Obrigado por suas contínuas instruções.

Ele pediu a todos nós para sairmos da plataforma corpórea, e deu essa instrução de diferentes maneiras para cada pessoa. Ele amava todos os seus discípulos igualmente e ocupou a todos em serviço. Seu desejo era que todos cantassem Hare Krishna para serem felizes.

- Do livro “Qual a Dificuldade?”, escrito por Srutakirti Das, traduzido por Bhagavan Das (DVS)