segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Guia de Sobrevivência para Sereias Fora d’água




Guia de Sobrevivência para Sereias Fora d’água

de Margot Datz



72 Páginas;

Capa: dura; Formato: 15,0 cm x 18,0 cm

,


O que toda mulher precisa saber para

retornar

à sua natureza aquática e

sobreviver na terra dos homens


Em Guia de Sobrevivência para Sereias Fora d’água, lançamento da Editora Pensamento, Margot Datz, remete a imagem da sereia fora d’água à da mulher contemporânea, paralisada por forças contráriasque, de um lado a puxam para a terra e o estilo de vida dos homens e, de outro,para sua intuição indomável.

A artista plástica Margot expõe neste livro, a ninfa interior em sua luta por vir à tona e, num turbilhão de sabedoria entremeada de manhas e truques, propõe sugestões espirituosas e lúdicas sobre como encontrar no mundo de hoje maneiras de despertar a criatura feminina e intuitiva que existe dentro de cada mulher.

As belas sereias contemporâneas pintadas por Margot encontram-se aprisionadas nas redes de seus próprios dilemas, que não deixam de ser engraçados. O coração delas está aprisionado num aquário de fantasias românticas criadas por elas mesmas e em cujas profundezas sombrias jazem suas verdadeiras emoções. Os graciosos conselhos de Margot são como seivas poderosas para hidratar a alma de sereia das mulheres.

A Autora:

Margot Datz mora na Ilha Martha’s Vineyard, localizada na costa dos EUA. Ela começou sua carreira artística como escultora, mas logo passou a se interessar também por murais, trompe l’oeil, quadros decorativos e design de interiores. Seus trabalhos enfeitam as paredes de centenas de residências e escritórios, e também ilustrou quatro livros para crianças.

Margot já foi destaque em publicações como The New York Times, House & Garden, etc.

Para saber mais sobre a autora acesse: www.margotdatz.com

****


UM LANÇAMENTO






Beleza sustentável



Beleza sustentável
Como pensar, agir e permanecer jovem
de Carla Góes Souza Pérez


224 páginas





Para a autora, o caminho ideal é aliar as descobertas da medicina às práticas saudáveis que incluem exercícios físicos, alimentação equilibrada e desenvolvimento interior

Em Beleza Sustentável, novo livro da Integrare Editora, a médica-cirurgiã, especializada em medicina estética Carla Góes Souza Pérez, autora do best-seller Grávida e bela e Mãe... e agora? propõe caminhos para manter corpo e mente saudáveis e belos diante dos hábitos da vida moderna como má alimentação, uso de agrotóxicos e medicamentos em larga escala, estresse, além da exposição constante às inúmeras mudanças climáticas e à poluição que podem ocasionar lesões nas células e doenças graves.

Com prefácio da jornalista Mônica Waldvogel, a obra explora aspectos indispensáveis para preservar saúde e qualidade de vida e defende que os tratamentos que resultam dos mais avançados conceitos tecnológicos são apenas coadjuvantes na busca do rejuvenescimento e da longevidade.Tão importante quanto o cuidado com a saúde e a preocupação em manter um corpo saudável deve ser a capacidade de auto-observação na avaliação de nossa essência e de nosso equilíbrio emocional. “É fundamental cultivar hábitos saudáveis, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos. Tratamentos podem ajudar, mas as atitudes em prol da qualidade de vida é que fazem a diferença” – comenta a especialista.

Para a autora, iniciativas simples como intensificar o consumo de água, manter uma dieta equilibrada - que evite a ingestão de gorduras - e adotar a prática de atividades físicas são muito fáceis de serem adotadas e determinantes para o alcance de qualidade de vida. Tais iniciativas podem, por exemplo, evitar males comuns que afetam o organismo com a passagem do tempo, entre eles, a obesidade, a arteriosclerose, marcada pelo acúmulo de gorduras nas paredes das artérias e o mal de Alzheimer, patologia mais frequente em idosos, que afeta o cérebro lentamente. Outra atitude que pode ajudar a evitar problemas relacionados à saúde, segundo a autora, é o trabalho: “O cérebro é parte do corpo que precisa ser exercitada para se manter jovem e saudável. De forma regrada e nunca em excesso, o trabalho ajuda a manter o organismo ativo” – comenta Carla.

Atitudes saudáveis

A autora nos passa informações sobre tratamentos e cuidados com o corpo, alimentação saudável e a necessidade da prática de exercícios físicos. Aborda temas como relacionamentos e sexualidade, mudanças corporais e emocionais, assim como conselhos para cultivar uma beleza saudável e capaz de responder melhor à passagem do tempo.

A adoção da alimentação orgânica, um dos assuntos mais discutidos ultimamente, também é um dos temas relacionados pela autora: “Livre de agrotóxicos, esses alimentos são benéficos à saúde. Preservam as vitaminas e interferem diretamente na manutenção da juventude” - comenta a autora.

A especialista relaciona ainda alimentos que contribuem para o estresse como café, açúcar e farinha branca e como substituí-los sem prejudicar o organismo. Os benefícios da soja, principalmente para a saúde da mulher, os alimentos fontes de vitaminas e sais minerais, as vantagens e desvantagens das dietas vegetarianas, sugestão de dieta a ser seguida e tabelas de calorias dos alimentos também estão entre as questões abordadas.

Os principais tratamentos dedicados a combater o envelhecimento e a manter beleza com saúde e bem-estar são descritos pela autora. A adoção de vitaminas que trazem benefícios à pele, aos cabelos, o cuidado com a higiene bucal para manter dentes saudáveis e bonitos são relacionados. Os benefícios da aplicação de tratamentos de última geração como diversos tipos de pelling, métodos como skin clear, toxina botulínica, microcorrentes e cirurgias que buscam corrigir imperfeições ou simplesmente atender desejos dos pacientes, como o aumento dos lábios, por exemplo, também são abordados.

Carla Góes encerra o livro com destaque para atividades que buscam manter equilíbrio e qualidade de vida, entre elas, yoga, meditação, acupuntura e RPG. A obra reúne depoimentos de mulheres que experimentaram as alternativas e hoje vivem de forma mais saudável. Para a autora, a união de todas as propostas pode resultar em saúde e beleza: “A perspectiva de vida aumentou muito nos últimos anos. Viveremos muito mais e precisamos estar conscientes da importância dos cuidados com o corpo e a mente. Mais do que prescrições complexas de dermatologistas e cirurgiões, bons resultados dependem da disposição do paciente em cultivar hábitos saudáveis” - pondera.

A autora

Carla Góes Souza Pérez é médica-cirurgiã, pós-graduada em Medicina Estética pela Universidade John F. Kennedy. Integra a Sociedade Brasileira de Medicina Estética, a Sociedade Brasileira de Laser, a Associação Brasileira de Cosmetologia. Ministra palestras e presta consultorias. É autora dos livros: Grávida e Bela (Editora Ediouro); Mãe, e agora? (Editora Ediouro); Belíssima: aos 40, 50, 60...(Editora Conex).


Novo livro da Integrare Editora mostra que tratamentos são meros coadjuvantes na busca da beleza e da juventude

Sobre a Editora

A Integrare é uma editora jovem cuja linha editorial contempla as áreas de educação, psicologia e crescimento pessoal, conhecimento aplicado & negócios, corpo & mente & desenvolvimento espiritual. Sua missão é disseminar obras que contribuam para a melhoria do cotidiano de todos por meio de uma conduta ética, profissional e transparente.

UM LANÇAMENTO

Preciso dizer o que sinto



Preciso dizer o que sinto
de Eugenio Mussak

224 páginas



Este livro coloca o leitor frente a frente com visões profundas, fenômenos que precisam ser revisados por meio dos sentimentos. Preciso dizer o que sinto é, ao mesmo tempo, um choque de percepção e um bálsamo de compreensão. Impossível não libertar o espírito após sua leitura.

Obra aborda temas inspirados em assuntos do cotidiano que auxiliam o leitor a refletir sobre questões como equilíbrio emocional, perdão e generosidade



Ser feliz, trabalhar com alegria e alcançar um relacionamento completo, pleno de felicidade. Essa é a expectativa de todos. Entretanto, qual o caminho para a realização plena? Será que todos conseguem expor seus sentimentos sem medo? Ou será que passamos o tempo todo fingindo sobre nossas emoções? Em Preciso dizer o que sinto, novo livro da Integrare Editora, o especialista em educação corporativa e colunista das revistas Você S/A e Vida Simples, Eugenio Mussak, convida o leitor a fazer uma viagem de autoconhecimento e a refletir sobre seus sentimentos.



Segundo o autor, a proposta é encontrar uma alternativa para lidar com as emoções de forma mais tranquila: “Sugiro uma reflexão sobre todos os sentimentos a fim de que o leitor possa libertar suas emoções e solucionar seus problemas mais complexos” – afirma.



Descobrindo novos caminhos

Preciso dizer o que sinto vem dividido em três partes O Mundo Interior, Pessoas e Relações, Fatos e Coisas – nesta obraemocionante,Eugenio Mussak, considerado um dos principais pensadores da atualidade, revela o íntimo de si e dessa forma o interior de todos nós. O autor ainda discute sobre as razões de nossas perturbações emocionais, a solução para superá-las e o caminho a percorrer para encontrar a felicidade.



Na primeira parte do livro “O Mundo Interior”, o autor destaca temas como: confiança, crises, autoestima e equilíbrio emocional. Além disso,Mussak ainda mostra a lição oculta em cada relato do cotidiano a importância de termos ideias próprias e “não sermos” mais uma cópia no meio da multidão. Segundo o autor, as pessoas têm consciência de que precisam mudar, entretanto, deixam de ser originais para seguirem os estereótipos de outras pessoas. “O que interessa mesmo é o que realmente somos, e não o que os outros querem que sejamos colocando em nosso corpo marcas que às vezes grudam em nossa alma”, comenta o autor.



Na segunda parte da obra “Pessoas e Relações”, Eugênio Mussak discute diálogo, companheirismo, generosidade, perdão e fofoca. O especialista ressalta que falar da vida alheira é um habito da sociedade e exemplifica com a história de Maria Olímpia, personagem de Machado de Assis, no conto A Senhora do Galvão. Na história, Maria Olímpia é casada com um jovem advogado e amiga de Independência, viúva de um militar.Tudo sinalizava para a tragédia moderna: a viúva estava tendo um caso com o marido da amiga. Mas o que interessa nesse exemplo não é a traição ou suas conseqüências, e sim a necessidade inexplicável que as pessoas têm de comentar sobre a vida do próximo.


UM LANÇAMENTO

O Amor Triunfou Sobre A Morte




A História de Savitri

Esta é a história de uma das mulheres mais castas do planeta. Muitos sábios a mencionam como exemplo da mulher ideal a ser seguido.

Havia um rei chamado Asvapati, que tinha uma filha tão formosa e meiga, que lhe deram o nome de Savitri, que está ligado a uma oração sagrada dos Vedas. Quando era jovem e seguindo os costumes ksatryas, seu pai mandou-lhe escolher seu marido. Savitri aceitou o conselho de seu pai. A carruagem real, acompanhada de uma brilhante escolta e antigos potentados que dela cuidavam, visitou várias cortes vizinhas e outros reinos distantes, sem que nenhum príncipe conseguisse sensibilizar seu coração.

Aconteceu que a comitiva passou por uma ermida localizada em um daqueles bosques da Índia antiga, no qual a caça era proibida, de sorte que os animais que ali viviam tinham perdido todo o medo do homem e até os peixes dos lagos apanhavam com a boca migalhas de pão, que lhes eram dadas com as mãos. Havia milhares de anos que não se matava nenhum ser daquele bosque; os sábios e anciãos desgostosos do mundo lá se retiravam, a fim de viverem em companhia dos cervos e das aves, entregando-se à meditação e aos exercícios espirituais pelo resto de suas vidas.

Nesta época, um rei chamado Dyumatsena, já velho e cego, vencido e destronado por seus inimigos, refugiou-se no bosque fechado com sua esposa rainha e seus filhos, dos quais o mais velho se chamava Satyavan. O rei e sua família ali viviam de forma ascética, em rigorosa penitência.

Na Índia antiga, era costume que todo rei ou príncipe, por mais poderoso que fosse, ao passar pela ermida de um varão sábio e santo retirado do mundo, ali se detivesse para tributar-lhe homenagens; tais eram o respeito e a veneração que os reis prestavam aos yogis e rishis.

O mais poderoso monarca da Índia sentia-se honrado, quando podia demonstrar sua descendência de algum yogi ou rishi que tivesse vivido no bosque, alimentando-se de frutas e raízes e coberto de andrajos.

Assim, quando se aproximavam a cavalo de alguma ermida, apeavam muito antes de chegar a ela e andavam a pé até o local onde estava o eremita. Quando viajavam de carruagem ou armados, também desciam e desvencilhavam-se de seus paramentos militares e depois entravam na ermida, pois era costume que ninguém entrasse naqueles retiros ou ashramas sagrados com armamentos militares, mas sim com uma atitude serena, pacífica e humilde.

Fiel ao costume, Savitri entrou na ermida do bosque sagrado e, ao ver Satyavan, filho do rei destronado e eremita, ficou profundamente apaixonada por ele. Antes, ela havia desprezado os príncipes de todas as cortes e unicamente o filho do destronado Dyumatsena havia lhe arrebatado o coração.

Quando a comitiva voltou à corte, o rei Asvapati perguntou à filha:

- Diz-me, Savitri querida, vistes alguém digno de ser teu esposo?

- Sim, pai querido – respondeu Savitri, ruborizada.

- Qual é o nome do príncipe?

- Já não é príncipe, meu pai, porque é filho do rei Dyumatsena, que perdeu o seu reino. Não tem patrimônio e vive como um sannyasi no bosque, colhendo ervas e raízes para alimentar-se e manter seus velhos pais, com os quais mora numa cabana.

Ao ouvir o relato dos lábios de sua filha, o rei Asvapati consultou o sábio Narada, que se achava presente. Narada declarou que aquela escolha era o mais funesto presságio que a princesa poderia ter. O rei pediu a Narada que explicasse os motivos de sua declaração e ele respondeu:

- Daqui a um ano este jovem morrerá.

Aterrorizado por este vaticínio, o pai disse à filha:

- Pensa, Savitri, que este jovem que escolhestes morrerá dentro de um ano e ficarás viúva. Desiste da escolha, filha minha; não te cases com um jovem de tão curta vida.

Contudo, Savitri respondeu:

- Não importa, meu pai. Não me peças que me case com outro e sacrifique a castidade da minha mente, porque em meu pensamento e coração, amo o valente e virtuoso Satyavan e o escolhi para esposo. Uma donzela escolhe uma só vez e jamais quebra sua fidelidade.

Ao vê-la tão decidida, o pai resignou-se à vontade de Savitri que, desta forma, casou-se com o príncipe Satyavan e deixou tranqüilamente o palácio do seu pai para viver na cabana do bosque com o eleito do seu coração, ajudando-o a sustentar seus velhos pais. Embora Savitri soubesse quando seu marido iria morrer, sobre isto guardou estrito segredo.

Todos os dias, Satyavan entrava no bosque para colher frutas, flores e reunir feixes de lenha, voltando com a carga para a cabana, onde sua esposa preparava sua refeição.

Assim transcorria o tempo, até que três dias antes da data fatal, a moça resolveu passar três dias e três noites em completo jejum e fervorosas orações, sem deixar transparecer sua angústia e ocultando suas lágrimas. Finalmente, amanheceu o dia marcado pelo presságio e, não querendo perder de vista seu marido nem por um momento, Savitri solicitou e obteve dos seus pais permissão para acompanha-lo, quando ele saísse para a colheita diária de ervas, raízes e frutas silvestres no interior do bosque. Assim foi feito.

Estavam os dois no bosque quando, com voz enfraquecida, Satyavan queixou-se à sua esposa dizendo:

- Querida Savitri, sinto-me aturdido, meus sentidos se esvaem e o sono me invade. Deixa-me repousar um pouco ao teu lado.

Trêmula e assustada, Savitri replicou:

- Meu amado, vem e repousa tua cabeça em meu colo.

Satyavan reclinou a cabeça ardente no colo de sua esposa e, instantes depois, exalou seu último suspiro.

Abraçada ao cadáver do seu marido, desfeita em lágrimas, Savitri permaneceu na solidão do bosque, sentada no chão, até que chegaram os emissários da morte para levar a alma de Satyavan.

No entanto, nenhum deles pode acercar-se do local onde estava Savitri com o cadáver de Satyavan, porque ardia um círculo de fogo que rodeava a união formada pela vivente e seu marido morto.

Por esta razão, os emissários voltaram até onde se encontrava Yamaraja, o semideus da morte, e explicaram-lhe porque não puderam trazer a alma de Satyavan.

Assim sendo, Yamaraja foi pessoalmente ao bosque e, como era um semideus, conseguiu atravessar sem perigo o círculo de fogo e aproximar-se do local em que estava Savitri. Lá chegando, disse a ela:

- Minha filha, entrega-me este cadáver, pois já sabes que a morte é o destino de todo mortal. A morte é o destino irrevogável do homem.

Savitri deixou o cadáver do seu marido e Yamaraja, tirando-lhe a alma, com ela se afastou; porém, não havia andado muito, quando ouviu atrás de si passos sobre as folhas secas. Ao voltar-se, viu Savitri, a quem disse com paternal ternura:

- Savitri, minha filha, por que me segues? Este é o destino de todos os mortais.

Savitri respondeu:

- Não sigo a ti, senhor meu, porque o destino da mulher é ir onde seu amor a leva; a lei eterna não separa o amoroso esposo da fiel esposa.

Então Yamaraja disse:

- Pede-me a graça que quiseres, menos a vida do teu marido.

Ao que ela respondeu:

- Se desejas outorgar-me uma graça, Ó semideus da morte, peço-te que devolvas a vista de meu sogro e que ele seja feliz.

Yamaraja replicou:

- Cumpra-se teu piedoso desejo, respeitosa filha.

E ele seguiu seu caminho com a alma de Satyavan. Novamente ouvindo passos, voltou-se e viu que Savitri ainda o acompanhava.

- Savitri, minha filha, ainda me segues?

- Sim, meu senhor; nada posso fazer, pois embora me esforce por voltar, a mente corre atrás do meu marido e o corpo obedece. Tens a alma de Satyavan e como sua alma também é minha, meu corpo a acompanha.

Então, Yamaraja disse:

- Agradam-me tuas palavras, formosa Savitri. Pede-me outra graça, menos a vida do teu marido.

- Se vos dignares a conceder-me outra graça, faze com que meu sogro recupere seu reino e suas riquezas.

- Concedo-te, filha amorosa, mas volta para seu lugar, porque nenhum ser vivente pode andar em companhia de Yamaraja.

E o semideus da morte seguiu seu caminho.

Contudo, Savitri insistia em acompanha-lo e, voltando-se, Yamaraja com ela dialogou:

- Nobre Savitri, não me sigas com tua dor sem esperança.

- Não tenho remédio, senão ir para onde levas meu marido.

- Suponha, Savitri, que teu marido foi um perverso e que o levo para o inferno. Irias acompanhar teu marido?

- Iria alegre para onde ele fosse, quer na vida, quer na morte, seja no céu, seja no inferno.

- Benditas sejam tuas palavras, minha filha. Deixaste-me comovido. Pede-me outra graça, que não seja a vida de teu marido.

- Pois, já que me permites pedir-vos, faze com que não se quebre a régia estirpe do meu sogro e que seu reino seja herdado pelos filhos de Satyavan.

Yamaraja sorriu e disse:

- Filha minha, teu desejo será cumprido. Aqui tens a alma do teu marido. Ele voltará a viver e será pai dos teus filhos que, com o tempo, serão reis. Volta para tua casa. O amor triunfou sobre a morte. Jamais mulher alguma amou como tu e és a prova de que até eu, o semideus da morte, nada posso contra a força de um verdadeiro e perseverante amor!

Srila Prabhupada também contava esta história e sempre que se quer falar do exemplo de uma esposa ideal, os sábios contavam a história de Savitri, uma das mulheres mais castas e virtuosas da cultura védica.

(Texto enviado por Kesava Kasmiri Das.)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cardapios Nota 10




Cardapios Nota 10


de Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro

84 pág.


Em 'Cardápios Nota 10', o Dr. Guilherme de Azevedo apresenta um modo de emagrecer comendo de tudo, e procura ensinar o leitor a comer a quantidade certa e a a não engordar nunca mais.

Na família de Fátima Bernardes, a DIETA NOTA 10 também ajudou a criançada a comer melhor. Aprenderam a tirar a “capa de gordura” de alguns alimentos. Frituras à milanesa e à doré foram substituídas por outras formas de preparar os alimentos. O filé à parmegiana vai ao forno com molho de tomate e mussarela, mas sem a casquinha da fritura. A couve-flor que era à doré virou uma deliciosa couve-flor ao forno com mostarda, cebola e orégano. Pelo perfume que se espalha pela casa, as crianças apelidaram o prato de “couve-flor de pizza”.

O mais interessante na dieta do Dr. Guilherme é que você não vai se sentir culpado por comer. Não há a mínima necessidade de seguir dietas restritivas, pois comer tem que ser um prazer. Nada de sacrifício, porque você não aguentará por muito tempo. É possível, sim, emagrecer comendo de tudo um pouco.

um lançamento