segunda-feira, 29 de março de 2010

ABRINDO A ARCA DA ALIANÇA: DO MITO À HISTÓRIA


ABRINDO A ARCA DA ALIANÇA: DO MITO À HISTÓRIA

de Frank
Joseph e Laura Beaudoin

Páginas: 288


"O que é exatamente a Arca da Aliança? De onde ela veio? Onde está agora? As respostas que você encontra nesta nova obra vão deixá-lo surpreso, empolgado e, às vezes, quem sabe, até mesmo com medo, mas vão sempre mantê-lo a par dos fatos. A Arca de muitos nomes, as culturas de muitas faces, os pormenores de vários indivíduos e seus papéis, tudo se reúne aqui para provar que nem a história nem o futuro são mais o que costumavam ser."

- Lee Pennington, produtor de documentários arqueológicos

A Arca da Aliança é ao mesmo tempo o mais famoso e o mais desconcertante objeto da história. Embora seja citada com mais frequência que qualquer outro artefato, do inicio ao fim do Antigo Testamento, e tenha sido descrita como o bem mais precioso dos antigos hebreus, seu verdadeiro significado e seu destino final eram completamente desconhecidos... até agora.

Graças a uma pesquisa de âmbito mundial sobre seu desapare­cimento, o autor Frank Joseph apurou que a Arca não era uma sim­ples lenda; nem era apenas uma caixa rebuscada para armazenar os Dez Mandamentos originais. Ela foi, afirma o autor, construída propositalmente para utilizar os poderes da Terra em proveito da continuidade da existência física da humanidade e de sua evolução espiritual. É, portanto, a riqueza mais valiosa que o ser humano jamais possuiu.


OS AUTORES

FRANK JOSEPH é editor chefe da Ancient American, uma revista de divulgação científica voltada para visitas de além-mar ao nosso continente séculos antes de Colombo. Seus livros incluem The Atlantis Encyclopedia e Discovering the Mysteries of Ancient America. Joseph vive com a esposa e o filho em Wisconsin. LAURA BEAUDOIN é descendente direta dos reis cruzados que governaram Jerusalém nos séculos XII e XIII. Ex-executiva de televisão em Los Angeles, acabou se dedicando a investigar o que, na história de sua família, diz respeito à Arca da Aliança.



UM LANÇAMENTO






*


sexta-feira, 26 de março de 2010

O MISTÉRIO DE CYGNUS



O Mistério de Cygnus

de Andrew Collins




Páginas: 563 págs.


O Mistério de Cygnus é uma aventura intelectual que investiga o xamanismo e a influência da constelação de Cygnus na mente dos nossos ancestrais do Neolítico. Andrew Collins procura respostas para desvendar as antigas crenças dos nossos antepassados mais remotos. Valendo-se de fontes como a arqueoastronomia, a astrofísica e uma compreensão dinâmica da sabedoria espiritual, O Mistério de Cygnus revela que nossos ancestrais sabiam que a vida se originou nas estrelas, mostra que Cygnus está na raiz de todas as religiões do mundo e oferece evidências de que partículas de Cygnus X-3 teriam atingido a Terra e acelerado a evolução humana durante a última Era Glacial.

Andrew Collins é autor de livros sobre história, arqueologia e ciência. Há mais de trinta anos, ele estuda a relação entre antigas crenças religiosas e o universo, examinando as origens da civilização humana, o desenvolvimento da tecnologia e as inspirações por trás da magia e da religião. Suas descobertas levaram-no a escrever vários livros provocadores, que põem em xeque nossa maneira de pensar sobre o passado.





UM LANÇAMENTO





O Egito Invisível e o Poder dos Símbolos de Fernando Schwarz



O Egito Invisível e o Poder dos Símbolos
de Fernando Schwarz


Páginas: 224 págs.



Esta obra reveladora discorre sobre um Egito mais profundo, invisível aos olhos, que se descobre com o coração. Para isso percorre a simbologia dos ritos secretos, as imagens espirituais mais
transcendentes, a surpreendente Geografia Sagrada e os mistérios da mumificação, do embalsamamento e da ressurreição, juntamente com os amuletos e símbolos mais importantes dessa civilização. Um verdadeiro manual, cujas fotos em cores tornam tangíveis as explicações magistrais de um egiptólogo de renome internacional.

Fernando Sc
hwarz é antropólogo e consultor especializado em Egiptologia, ex-catedrático da Escola de Antropologia de Paris, cidade onde reside. Durante mais de trinta anos, dedicou-se a investigar estruturas simbólicas das sociedades antigas tradicionais e modernas.


Realizou, junto a
Darío Bermúdez, o trabalho documental "Egito revelado" e é coautor da série "Arquitetura e geografia sagrada", da TV francesa, exibida em mais de vinte países.



UN LANÇAMENTO








***

segunda-feira, 22 de março de 2010

Asatrú de Diana L. Paxson



Asatrú

de Diana L. Paxson


208 págs.




Em Asatrú, a renomada escritora e sacerdotisa Diana Paxson desmistifica uma religião antiga, rica e frequentemente mal compreendida, oferecendo um guia prático para seus seguidores modernos. Repleta de instruções concisas e claras sobre como viver o Asatrú no dia a dia, esta obra vai levá-lo numa jornada das origens do Asatrú no paganismo escandinavo e alemão à sua aceitação como religião não oficial, na década de 1970. Asatrú é uma elegante e esplêndida introdução a uma religião secular, que hoje continua beneficiando e fascinando seus seguidores.

Diana L. Paxson é uma consagrada sacerdotisa Asatrú desde 1982. Ela é a fundadora da Sociedade da Trilha Espiritual e pioneira no Concílio (Covenant) da Deusa e na Troth. É também editora da popular revista Idunna. Autora de sucesso de livros de ficção e não ficção sobre a religião pagã, Diana mora em Berkeley, Califórnia.


UM LANÇAMENTO






***

Idosos e saúde mental


Idosos e saúde mental

de Deusivania V.S.Falcão/Ludgleydson F.Araújo (orgs.)


Coleção: Vivaidade

Nº Páginas: 240

Para Estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e pessoas interessadas no assunto.


O LIVRO
Mudanças físicas, psicológicas e de papéis sociais são desafios a serem enfrentados por todos nós ao envelhecer, com vistas à manutenção da qualidade de vida, do bem-estar.
Este livro reúne os temas mais frequentes nas atividades de ensino e pesquisa, assim como em intervenções realizadas por profissionais comprometidos em investigar a população idosa, com ênfase nos aspectos relacionados à saúde mental. Em vez de versar sobre a ausência desta, pretende-se aqui atentar sobretudo para o que ela representa em nossos dias. Isso requer uma ampla reflexão, a começar pela forma como os idosos se percebem e são percebidos pela sociedade.
Destinada a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e pessoas interessadas no assunto, a obra busca propiciar aos leitores não apenas a aquisição de conhecimentos sobre a senescência e a senilidade, mas também discutir o próprio processo de envelhecimento.

CONTEÚDO

APRESENTAÇÃO
Mônica Sanches Yassuda

1 - IDOSOS E SAÚDE MENTAL: DEMANDAS E DESAFIOS
Deusivania Vieira da Silva Falcão e Isalena Santos Carvalho

2 - RESILIÊNCIA E SAÚDE MENTAL DOS IDOSOS
Deusivania Vieira da Silva Falcão e Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke

3 - SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA E SUPORTE SOCIAL NA VELHICE
Samila Sathler Tavares Batistoni, Anita Liberalesso Neri e Ana Paula Fabrício Bretas Cupertino

4 - PERSONALIDADE, QUALIDADE DE VIDA E DEPRESSÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE IDOSOS E IDOSAS
Tatiana Quarti Irigaray, Rodolfo Herberto Schneider e Pablo Varella Goulart

5 - DEPRESSÃO E ENVELHECIMENTO: ASPECTOS PSICOSSOCIAIS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA
Inayara Oliveira de Santana e Maria da Penha de Lima Coutinho

6 - ENFRENTAMENTO DE EVENTOS ESTRESSANTES E DEPRESSÃO EM IDOSOS
Andréa Cristina Garofe Fortes Burgos e Anita Liberalesso Neri

7 - ENVELHECER COM AIDS: CONSIDERAÇÕES SOBRE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE MENTAL
Josevânia da Silva e Ana Alayde Werba Saldanha

8 - TRANSTORNO BIPOLAR EM IDOSOS
Paula Villela Nunes, Sivan Mauer e Camila B. Santos

9 - COMPARTILHANDO HISTÓRIAS: FATORES TERAPÊUTICOS E MUDANÇAS PERCEBIDAS POR IDOSAS PARTICIPANTES DE UMA INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA GRUPAL
Ana Paula Martins de Campos e Vera Lúcia Decnop Coelho

10 - A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ATENDEM IDOSOS
Isabel Vasconcelos, Ana Alayde Werba Saldanha e Ludgleydson Fernandes de Araújo

11 - DOENÇA DE ALZHEIMER: CUIDADORES FAMILIARES E PROFISSIONAIS
Bernardino Fernández-Calvo, Virgínia Ângela Menezes de Lucena e Carvalho, Israel Contador Castillo, Francisco Ramos Campos e Ludgleydson Fernandes de Araújo

12 - INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA GRUPAL NAS DEMÊNCIAS
Ana Paula Martins de Campos, Vera Lúcia Decnop Coelho, Eliene Moreira Curado e Érica Augusta Pacheco

13 - O PROCESSAMENTO COMUNICATIVO NO ENVELHECIMENTO: HÁ DECLÍNIO EM HABILIDADES PRAGMÁTICAS E PROSÓDICAS EM IDOSOS?
Rochele Paz Fonseca, Hélène Côté, Bernadette Ska, Yves Joanette e Maria Alice de Mattos Pimenta Parente

LANÇAMENTO








RELIGIÕES E CIDADES RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO


RELIGIÕES E CIDADES
RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO

Organizado por Clara Mafra & Ronaldo de Almeida


248 páginas

Templos, igrejas, catedrais, terreiros e centros de ajuda, ao lado de manifestações como missas, bênçãos, búzios, descarregos e consultas astrológicas, recebem mi-lhões de fieis diariamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Como é possível a convivência de tantos credos em meio à loucura metropolitana das duas maiores cidades brasileiras? Essa pergunta é o tema central do livro Religiões e cidades – Rio de Janeiro e São Paulo, com textos de doze autores e organização de Clara Mafra e Ronaldo de Almeida.

Os textos estão distribuídos entre três grandes tópicos: Circuitos e segmentações, Sagrado no tempo e no espaço metropolitano, e Usos e gestão do espaço público. Todos abordam a relação entre o sagrado e o urbano, e, completando uma impecável análise antropológica, também trazem informações detalhadas em tabelas, gráficos e mapas.

“A partir da década de 1990, as religiões se impuseram como tema relevante para quem estuda o urbano no país”, escrevem os organizadores, “pois, dentro de um leque amplo de recursos disponíveis, os habitantes das metrópoles tenderam a usar privilegiadamente os discursos e as práticas religiosas para se relacionar e expressar.”

O livro faz parte da Coleção Antropologia Hoje, iniciativa do NAU – Núcleo de Antropologia
Urbana da USP e da Editora Terceiro Nome com o propósito de divulgar ensaios, resultados de pesquisas, etnografias e propostas teórico-metodológicas da Antropologia voltados para a dinâmica cultural e os processos sociais contemporâneos.


Os Organizadores:

Clara Mafra é antropóloga, mestre pela Unicamp, doutora pelo Museu Nacional/UFRJ e pós-doutora pela Universidade de Aberdeen e Universidade da California San Die-go (UCSD). É professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisadora do CNPq. Desde o doutorado vem trabalhando com o tema da antropologia das religiões, com especial interesse no pentecostalismo. Publicou Na posse da palavra: religião, conversão e liberdade pessoal (Imprensa de Ciências Sociais, 2002) e Os evangélicos (Jorge Zahar Editores, 2001).

Ronaldo de Almeida é antropólogo, mestre pela Unicamp, doutor pela USP e pós-doutorado
pela École de Hautes em Sciences Sociales (EHESS). Atualmente é professor de antropologia da Unicamp e pesquisador do Cebrap. Seus trabalhos concentram-se sobretudo na temática da religião no mundo contemporâneo. Publicou, em 2009, pela Terceiro Nome, o livro A Igreja Universal e seus demônios. Mais recentemente tem se dedicado também ao tema da pobreza urbana e da desigualdade social.

lançamento

domingo, 21 de março de 2010

Aparecimento do Senhor Ramachandra




Dia 24

Oito Versos ao Senhor Ramachandra

do Sri Caitanya Bhagavata, Antya-khanda, Capítulo Quatro


Depois de terem comido com grande jovialidade, os devotos se aproximaram de Sri Caitanya. Quando Se sentou o Senhor, Seus seguidores se sentaram ao Seu redor. Ao ver Murari Gupta diante de Si, o Senhor sorriu e disse-lhe: “Murari Gupta, ouvi que compuseste oito versos sânscritos descrevendo o Senhor Ramachandra. Eu gostaria que os recitasses”. Ao receber a solicitação do Senhor, um extático Murari deu início à recitação de seus versos.

1. Adoro repetidamente o Senhor Ramachandra, o mestre espiritual dos três mundos. Diante dEle, sempre Se encontra Seu irmão e devotado servo Laksmana, o local de repouso do Senhor Ananta Sesa e o melhor dos arqueiros, cujo corpo, glorioso com ornamentos belíssimos, é esplêndido como ouro.

2. Adoro repetidamente o Senhor Ramachandra, o mestre espiritual dos três mundos. Tendo matado Khara, Trisirah, Kambandha e seus seguidores, Ele tornou a floresta de Dandakaranya pura e gloriosa. Matando o inimigo Vali, tornou-Se amigo de Sugriva.

3. Vida após vida, adoro os pés do Senhor Ramachandra, o orgulho da dinastia Raghu e o grande mestre de todos.

4. Vida após vida, canto as glórias do Senhor Ramachandra, Ele que liberou Ahalya e o candala Guha, Ele que é abanado com camaras por Satrughna e Bharata. Ajoelhando-se diante do Senhor Ramachandra, Hanuman canta Suas glórias.

5. Adoro os pés do Senhor Ramachandra, o mestre dos três mundos, aquele que, colocando sobre Sua cabeça a instrução de Seu guru, deixou Seu reino e passou a vaguear pela floresta para o benefício dos semideuses e devotos. Adoro os pés pertencentes àquele que, tendo matado Vali, deu a Sugriva tanto um reino como Sua amizade.

6. Adoro os pés do Senhor Ramachandra, que, com a ajuda de Laksmana e dos macacos, construiu, como se em uma brincadeira, uma ponte cruzando o intransponível oceano. Adoro os pés pertencentes àquele que matou Ravana e seus parentes, o Ravana que nem por Indra poderia ter sido derrotado.

7. Adoro os pés do Senhor Ramachandra, aquele cujas glórias mesmo os yavanas ouvem com fé; aquele que, através de cuja misericórdia, possibilitou o santo Vibhisana tornar-se rei de Lanka, muito embora Vibhisana não tivesse qualquer interesse pela posição real.

8. Adoro os pés do Senhor Ramachandra, o mestre de todos, Ele sobre quem cantam os Vedas: “Rama é o Brahman Supremo, Rama é o mestre dos universos”, Ele que, para deter aqueles de mentalidade maléfica, sempre carrega Seu arco, Ele que protege os cidadãos como se Seus próprios filhos fossem, Ele por cuja misericórdia todos os moradores de Ayodhya tornaram-se, enquanto em seus próprios corpos, residentes de Vaikuntha, Ele de cujo santo nome o senhor Shiva, vestindo apenas as quatro direções, sempre desfruta, Ele cujos pés Laksmana serve eternamente.

Assim recitou Murari Gupta os oito versos por ele escritos, versos a descreverem as nectáreas glórias do Senhor Ramachandra. Satisfeito com a audição desses versos, Caitanya Mahaprabhu acomodou Seus pés de lótus sobre a cabeça de Murari Gupta. O Senhor disse: “Ouve, Murari Gupta. Por Minha misericórdia, servirás o Senhor Ramachandra nascimento após nascimento sem qualquer obstáculo. E todo aquele que se refugiar em ti, mesmo que por um ínfimo instante, certamente alcançará com grande facilidade os pés de lótus do Senhor Ramachandra”.



Tradução de Bhagavan dasa, revisão de Naveen Krsna dasa e Prema-vardhana devi dasi

segunda-feira, 1 de março de 2010

CONVERSANDO COM SÃO FRANCISCO



Conversando com São Francisco

de James C. Howell


Páginas: 160 págs.



Se você pudesse falar com São Francisco, o que você perguntaria? James Howell convida a todos para participar dessa conversa com o santo, fazendo algumas perguntas, as mais difíceis, que realmente importam e vendo o que São Francisco tem a dizer. Sim, São Francisco pode ser conhecido. Pode se tornar um amigo. Pode ainda conversar através dos séculos com todos nós.

“Que cumplicidade maravilhosa encontrei nestas páginas! São Francisco é um companheiro indispensável e instigante no caminho do discipulado cristão e James Howell é um guia indispensável, instigante e cativante para a vida, a prece e o pensamento de São Francisco. Se você anseia por uma vida mais profunda e verdadeira com Deus, abra este livro.”

– Lauren F. Winner, Duke Divinity School





UM LANÇAMENTO






***

Livros em Áudio


Livros em Áudio: Muitas vezes a correria nos deixa sem tempo para estudar os livros sagrados, algo que é essencial para o progresso em consciência de Krishna. Pensando nisso (e nos deficientes visuais), disponibilizamos os mais importantes escritos de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em MP3. Já temos disponível o 1º Canto do Srimad Bhagavatam, o Sri Isopanishad e o Livro “Krsna, A Suprema Personalidade de Deus”! Os arquivos podem ser baixados gratuitamente aqui: http://pt.krishna.com/main.php?id=399.